Notícias

Curtinhas sobre Fraudes na Internet, Redes Sociais e Ameaça via USB

FraudesRedução de Fraudes na Internet

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) divulgou nessa semana dados sobre notificações de incidentes de segurança na Internet enviadas por administradores de redes e usuários, relativos ao 4º trimestre de 2010 e o total do ano. A estatística reúne informações sobre tentativas de fraude, ataques a servidores Web, varreduras e propagação de códigos maliciosos, além de alguns outros incidentes ocasionais. Em 2010 houve 142.844 notificações, representando redução de 60% em relação a 2009.

Fonte: IP News

rede sociaisRisco em Redes Sociais

De acordo com relatório apresentado pela empresa de segurança online Sophos, dois em cada cinco perfis de rede social já receberam algum tipo de malware. Em comparação a 2009, esses números representam aumento de 90% na tentativa de infecções digitais. A pesquisa revela que mais da metade dos usuários infectados tem acesso irrestrito às redes sociais na rede corporativa de suas instituições, estando 60% dos entrevistados cientes do fato do perigo que o acesso a essas redes representa para o ambiente corporativo. Apenas 57% estão preocupados com o vazamento de informações.

Fonte: PC Advisor / EUA

USB seguro???Ameaça via USB

Relatório anual do PandaLabs, laboratório antimalware da Panda Security, identificou que cerca de 48% das pequenas e médias empresas, de um total de 10.470 pesquisadas em 20 países, com até mil computadores, foram infectadas por algum tipo de malware em 2010. Dessas, 27% confirmaram que a origem da infecção foi um dispositivo USB conectado ao computador. O levantamento identificou ainda que, no ano passado, 25% dos novos worms foram projetados para se espalharem por meio do dispositivo USB. De acordo com o relatório esta é uma tendência crescente, perdendo somente para as infecções disseminadas por e-mail.

Fonte: Computerworld

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.