Corretora Atrium é liquidada pelo BC
O Banco Central anunciou ontem a liquidação extrajudicial da corretora Atrium S/A Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários e da Atrium Participações, Consultoria e Administração Ltda. A situação de insolvência (incapacidade de honrar seus compromissos) e a prática de atos de “grave violação às normas legais” levaram à liquidação da Atrium S.A DTVM e, por conta da vinculação com a corretora, da Atrium Participações.
Segundo o BC, a corretora estava com patrimônio de referência negativo em R$ 39,11 milhões. A autoridade ressalva que a instituição liquidada é muito pequena, sem representar risco para o sistema financeiro, mas a não explicou o que seriam os tais atos de “grave violação às normas legais”, apontados como um dos fatores da liquidação.
Com a liquidação, os bens dos controladores e ex-administradores das duas instituições ficam indisponíveis. Os nomes informados pelo BC foram Valdir Massari (controlador), Marco Antônio Fiori, Mário Sérgio Nunes da Costa e Sérgio Miyamoto (ex-administradores).
Na Atrium Participações, a indisponibilidade de bens determinada pelo BC atinge Antônio José Gonçalves Fraga Filho e Mário Sérgio Nunes da Costa (controladores). Procurados, os representantes da Atrium não foram encontrados para comentar.
No mês passado, o Banco Central também decretou a liquidação extrajudicial da Bancom – Sociedade Corretora de Câmbio S/A, entidade de pequeno porte com sede em São Bernardo do Campo (SP). Segundo o BC, a liquidação ocorreu “em razão do comprometimento da situação patrimonial da corretora”.
Fonte: Fabio Graner – O Estado de S.Paulo