Comunicado da ASBACE – Associação Baiana dos Agentes e Corretores de Empréstimos
Somos da ASBACE, Associação Baiana dos Agentes e Corretores de Empréstimos, entidade associativa sem fins lucrativos que representa os “pastinhas” que atual no mercado de consignado intermediando operações financeiras entre os bancos e os clientes. Nós os pastinhas somos um exercito e sempre existimos desde quando ainda não havia consignado sendo operado por esses bancos de credito.
O trabalho dos pastinhas foi fundamental para formação da carteira que hoje existe nos bancos. O que temos observado nos últimos anos é que o mercado cresceu muito e despertou a cobiça e ganância de banqueiros e empresários inescrupulosos que ao perceber que já detém uma carteiras, acham que podem usar o poder econômico e descartar os pastinhas. Os produtos de compra de divida, refinanciamento, bônus e ate mesmo os percentuais de comissão pagas, sempre foram invenções e determinações dos banqueiros que na constante disputa de ser maior que o outro, sempre usou os pastinhas para realizar suas operações. É preciso ficar claro que os pastinhas são prestadores de serviço, nós não compramos divida com nossos recursos.
Quem compra divida são os bancos entre si, nós só somos operadores, assim como existem operadores na bolsa de valores. Nós temos representatividade e o nosso interesse é poder participar das discussões e encontrar uma forma de trabalho harmonioso e rentável para todos, preservando nossas empresas e postos de trabalho. Não temos nada contra a regulação de percentuais de comissão e instituição de regras e praticas bancarias, os bancos não tem obrigação de nos contratar porém o que nos defendemos é uma participação efetiva nas decisões que envolva nossa atuação.
Representamos um grupo de 400 associados participantes do CORBAN dentre eles empresários e pastinhas que estão atentos e mobilizado para combater as imposições dos banqueiros em exterminar nossa profissão. A correspondência bancaria no Brasil é um caminho sem volta para os bancos hoje os 370.000 correspondentes existentes efetuam operações que jamais poderá retornar para atendimento nas agencias, isso é uma realidade.
Bancos como a CAIXA e BB tem ampliado cada vez mais o território de atuação numa demonstração de apoio a atividade. Para os bancos esse é um excelente negocio, os correspondentes fazem investimento em instalações, assumem todas as despesas da empresa para prestar um bom serviço e espera receber em troca pela remuneração um valor justo. Vamos esperar os acontecimentos, estamos aberto a comunicação.
Edmilson de Andrade Araujo
Diretor Presidente – ASBACE
(71) 9602-4390