ArtigosNotícias

Compliance vira mercado em alta para escritórios de advocacia e consultorias

As crises financeira e de imagem enfrentadas pelas construtoras envolvidas na Operação Lava Jato e mais recentemente pela JBS, além das punições severas previstas na lei anticorrupção, regulamentada em 2015, provocaram um boom em um mercado até então incipiente no Brasil: o de compliance (ou conformidade). Escritórios de advocacia e consultorias chegaram a quadruplicar as equipes que oferecem serviços para empresas que querem corrigir ou prevenir condutas irregulares.

Para as empresas com capital aberto ou que atuam em países da Europa ou nos Estados Unidos, esse tipo de estrutura é uma obrigação legal desde o começo dos anos 2000, mas ela só pegou de fato no Brasil após a Lava Jato e a promulgação da lei anticorrupção – que passou a responsabilizar empresas e executivos por desvios da corporação e prever multas sobre o faturamento.

“Quando executivos começaram a ser presos, quando os empresários começaram a ver seus pares atrás das grades, vimos aumentar a procura pela implantação dessas medidas”, afirma Heloisa Macari, sócia-diretora da Protiviti Brasil, consultoria especializada em gestão de riscos e auditoria.

Levantamento feito pelo escritório de advocacia TozziniFreire com 130 executivos no fim do ano passado mostrou que as políticas de controle eram a segunda maior prioridade dos clientes para 2017 no âmbito jurídico e econômico (citadas por 74% dos ouvidos), atrás apenas de tributação (82%) e à frente até mesmo dos assuntos trabalhistas (71%).

Na TozziniFreire, a área dedicada ao tema existe há uma década, mas dobrou de tamanho nos últimos dois anos. Hoje, são 26 profissionais dedicados exclusivamente ao assunto, cinco deles sócios. Quando há alguma apuração em curso, a equipe ganha reforço e já chegou a contar com 120 pessoas. Entre 2014 e 2016, o número de casos atendidos deu um salto de 60%.

A assessoria oferecida pelo TozziniFreire abrange três frentes: investigação, prevenção e interação com autoridades. A maior parte (60%) do faturamento do setor, porém, vem dos negócios de investigação, segundo a sócia Shin Jae Kim. “Antes era bonito de querer, mas na hora de implementar tinha muita resistência da administração. Agora isso ganhou força”, avalia.

Exigência de mercado

No escritório Trench Rossi Watanabe, a equipe da área saltou de 18 advogados, em 2014, para 78. Um dos novos sócios era o ex-procurador Marcelo Miller, considerado braço direito do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Na sexta-feira (7), o escritório comunicou o afastamento de Muller.

Aumentou substancialmente a procura por programas preventivos”, conta Michel Sancovski, sócio da área. “O compliance passou a ser uma exigência de mercado”, conclui.

Na consultoria KPMG, a área voltada para consultoria a programas desse tipo triplicou de 2014 para cá e passou a contar com escritórios também fora de São Paulo.

“Em três anos, passamos a estar no Brasil inteiro, com estrutura própria no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Nordeste e interior de São Paulo”, afirma Emerson Melo, diretor da área de gestão de risco da KPMG no Brasil. “Meu telefone não para de tocar e eu nunca viajei tanto quanto agora”, afirma.

Leia mais em: globo.com – compliance-vira-mercado-em-alta-para-escritorios-de-consultorias

Conheça a MASSI Consultoria, há 12 anos no mercado com realizações em Gestão de Controles Internos, Compliance e Programas de Integridade & Auditoria Interna​

À medida que a fiscalização de compliance e seus programas de integridade, seus controles internos e processos de gestão corporativa, aumentam a cada dia, a análise por parte dos órgãos reguladores e dos acionistas se intensifica, portanto, a tarefa da gestão de risco corporativo se torna ainda mais complexa e necessita de alinhamento entre controles internos, compliance e auditorias.

Dentro de um programa de monitoramento de processos sejam através de procedimentos, normas, politicas, manuais e na criação de indicadores de performance, resultados, não conformidade e riscos, podem ser de grande auxilio na gestão de qualquer negócio e temos plenas condições de criar este suporte em sua empresa.

Muitos gestores do negócio seja ele de pequeno, médio e grande porte enfrentam o mesmo problema: mesmo que saibam exatamente o que fazer para gerenciar os riscos de forma eficaz, e muitos momentos faltam-lhes os recursos necessários e pessoas que o façam, para isso oferecemos nossos serviços, pois nossos profissionais possuem uma vasta experiência em serviços para cooperativas de crédito, seguradoras, bancos, empresas privadas tais como metalúrgicas, engenharias, serviços e instituições sem fins lucrativos.

  • Workshop e Palestras de disseminação da Cultura de Controles e Compliance
  • Workshop e Palestras de Gestão de Riscos Corporativos e Prevenção a Perdas
  • Workshop e Palestras de Prevenção a Lavagem de Dinheiro e Lei Anticorrupção
  • Workshop e Palestras de Governança, Riscos e Compliance na gestão dos negócios

Quando a necessidade da gestão de compliance  e seus programas de integridade, necessidade de melhoria dos controles internos de sua empresa ultrapassa sua capacidade interna, a MASSI Consultoria e Treinamento pode “minimizar suas necessidades”, fornecendo as pessoas e o know-how para ajudá-lo a identificar, monitorar e controlar riscos.

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.