Compliance é tema de painel no 25° EESCON
Transparência, responsabilidade e ética deixaram de fazer parte apenas do discurso politicamente correto da empresa e passaram a ser fatores fundamentais para a melhor garantia de retornos investidos, valorização da organização, reconhecimento do mercado, vantagem competitiva, entre outros benefícios.
Pensando nisso, o tema do segundo painel de hoje do 25º EESCON abordou o tema “Riscos da profissão contábil e o compliance”, moderado pelo vice-presidente do SESCON-SP, Reynaldo Pereira Lima Junior, coordenador do painel, e apresentado pelo especialista no assunto e experiente auditor, contador e controller em bancos nacionais e internacionais Marcos Assi.
“Este é um assunto que faz parte do dia a dia das empresas, especialmente das organizações contábeis. Além de conhecer e estar em conformidade com as leis e normas que regem a atividade contábil, ter um controle interno eficiente é fundamental para a gestão empresarial e para a mitigação dos riscos”, destacou Lima Jr., na abertura do painel.
Durante sua apresentação, Marcos Assi falou sobre o Programa de Compliance e sua Gestão, as responsabilidades do contador, pontos a observar na aceitação de clientes e processos de cadastro, setores mais visados e atividades de difícil mensuração de arrecadação, e deu dicas para prevenção de riscos, proteção dos ativos, controles.
“Independente do porte e do setor, todo e qualquer negócio é formado por pessoas, regras, processos e legislação. É preciso definir procedimentos, ter políticas claras e definidas, programas de treinamentos e melhorias, investir em um sistema abrangente de controle e gestão e cuidar da segurança da informação, além de despertar o interesse das pessoas pelo trabalho. O compliance é o suporte interno ao negócio. Ao cuidar da sua empresa com zelo, ética, qualidade e excelência, você investe em controles internos, mapeamento dos processos, busca da melhoria contínua na gestão”, explicou.
O painelista citou ainda os programas PQEC e CSI do SESCON-SP, que dão suporte às empresas contábeis na gestão e capacitação profissional e na segurança da informação, importantes aliados nos controles internos.
Este painel foi elaborado em conjunto com os diretores: Ana Maria Galloro Laporta, Elcio Valente, Humberto Sergio Batella, Juraci José Pereira e Rinaldo Araujo Carneiro.
Fonte: Área de Conteúdo SESCON-SP
Fonte: https://sescap-pr.org.br/noticias/post/compliance-e-tema-de-painel-no-25%C2%B0-eescon