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Como não desmotivar seu sócio

Iniciar a sociedade com alguém é igual iniciar um casamento, no inicio é só festa, com o tempo as diferenças vão surgindo, e neste momento as arestas devem ser aparadas, mas…

A teoria sobre relacionamento profissional ou pessoal é fantástica, mas a pratica deixa a desejar, por esse motivo devemos entender que a sociedade entre amigos, parentes e desconhecidos, deve passar por alguns procedimentos essenciais como:

Respeito: por maior que seja a sua participação na empresa, não conseguimos realizar nada sozinhos, necessitamos de parcerias internas nos procedimentos e conhecimentos, para que o ambiente seja favorável aos sócios e aos demais colaboradores.

Evite conflitos dentro da empresa, o sinal que você passa para os colaboradores é ruim e enfraquece o negócio e o ambiente.

Comunicação: o principio fundamental da gestão de negócios é a boa comunicação e de forma construtiva, buscando sempre a melhoria, reuniões tem que buscar soluções e todas as opiniões devem ser ouvidas.

Evite gritar, teu sócio não é surdo, e ficar mandando uma enxurrada de e-mail não funciona, converse mais, busquem agregar conhecimento e soluções, afinal todos querem o crescimento da empresa, por menor que seja a participação.

Delegar funções: Se você chamou alguém para sócio de sua empresa, tem algum motivo, portanto delegue funções e atividades, não sobrecarregue a sua gestão, seja participativo e promova o respeito na gestão.

Evite frases como: “a empresa é minha, e faço como eu quero”, ou “não preciso de você para dar palpites”, então para que um sócio? Evite centralizar demais, sozinhos cometemos mais erros, e perdemos noites de sono.

Conhecimento Multidisciplinar: Quando buscamos um sócio, sempre estamos em busca de uma pessoa que possua conhecimento e know how que atenda as necessidades da empresa e do negócio, lembre-se isso faz a diferença, afinal conhecimento financeiro, administrativo, TI, comercial, entre outros, portanto quanto maior o conhecimento dos membros da alta direção, melhor será a gestão do negócio.

Evite a improvisação, pois inicialmente tudo é bacana, mas no final você vai lamentar alguns resultados, se necessita de ajuda do sócio, solicite a ele, mas tenha em mente que ele não possui o conhecimento esperado, busque um especialista.

Gastos pessoais na Empresa: faça valer o postulado da Entidade, onde PJ e PF não se misturam na parte financeira, os gastos da empresa devem ser controlados e bem controlados, e os sócios devem estipular o valor das retiradas mensais para custeio de suas despesas pessoais, afinal no final do ano os dividendos devem ser distribuídos entre os sócios.

Evite pagar suas despesas pessoais no caixa da empresa e comprar equipamentos para você ou sua casa com o cartão corporativo, mesmo você sendo o majoritário, quanto mais você gasta, menor o resultado, e qual foi o motivo de chamar um sócio mesmo?

Indiferença e ignorância: devemos demonstrar união, respeito, humildade e compreensão, ouvir as pessoas e buscar ações de melhorias, pois somos humanos e cometemos erros, sempre na busca dos acertos, por mais que acreditemos que nunca erraremos, um dia acontece, por esse motivo devemos compartilhar mais.

Evite maltratar as pessoas, usar palavras desnecessárias (palavrões), nunca agregam nada, pelo contrario machucam quem ouve, e demonstrar total desrespeito e preparo daquele que pronuncia, vale a pena lembrar que um palavrão é sempre seguido de um grito, e quem gosta de ficar ouvindo alguém gritando em seu ouvido por muito tempo?

Crescimento e Inovação: A empresa precisa de motivação e de negócios para continuar funcionando, portanto o crescimento é inerente a todo negócio, desde que bem gerenciado. A busca pela inovação é interminável, mas os riscos também, nenhuma empresa começa grande, ela fica grande, mas existem empresas que são pequenas e atendem a grandes empresas, mas não se veem desta forma, e não compreende o contexto geral, ai que mora o perigo.

Evite crescer a qualquer custo, isso assusta as pessoas, evite oferecer serviços ou produtos, se você não possui mão de obra suficiente para atender, isso são riscos e assustam muito os sócios e colaboradores, que avaliam a possibilidade de perder dinheiro e a empresa.

Para concluir ter um sócio pode ser essencial, um risco, um problema, uma solução, um processo, um desgaste, uma luz no fim do túnel, a questão é para que motivo você quer um sócio? Os interesses são de ambas as partes, mas a gestão nem sempre é assim, devemos pensar muito bem nisso.

* Marcos Assi é consultor da MASSI Consultoria, professor de MBA na FIA, Saint Paul, UBS, Centro Paula Souza, Trevisan, entre outras, autor dos livros “Controles Internos e Cultura Organizacional – como consolidar a confiança na gestão dos negócios” e “Gestão de Riscos com Controles Internos – Ferramentas, certificações e métodos para garantir a eficiência dos negócios” pela (Saint Paul Editora).

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.