Notícias

Calotes caem tanto entre pessoas físicas quanto empresas, indica Itaú

O indicador dos calotes sofridos pelo Itaú Unibanco ficou em 4,2% entre abril e junho deste ano. Segundo a instituição, é o menor patamar desde a fusão com o Unibanco, retomando o nível observado em 2010.

O índice de inadimplência superior a 90 dias do Itaú Unibanco recuou 0,3 ponto percentual, em relação aos três primeiros meses deste ano, e um ponto percentual na comparação com o segundo trimestre de 2012.

O controle do nível de calotes é resultado da mudança no mix da carteira de crédito que a instituição vem promovendo, migrando de segmentos considerados mais arriscados, como o de crédito para aquisição de veículos, para outros vistos como mais seguros, a exemplo do imobiliário e do consignado.

A queda da inadimplência do Itaú Unibanco é superior à redução média do mercado em junho, que caiu 0,4 ponto percentual em 12 meses, segundo o Banco Central. Também é maior em relação ao Santander Brasil. Na divulgação do resultado trimestral nesta terça-feira, o banco espanhol reportou uma queda de 0,6 ponto da taxa de inadimplência em 12 meses.

A melhora do índice ocorreu em função das reduções de 0,4, quando comparadas com o trimestre anterior, e um ponto percentual, ante mesmo período de 2012, no indicador de inadimplência de empresas. A média geral também teve a contribuição do indicador de pessoas físicas, que recuou 0,3 e 0,9 ponto percentual em relação ao período anterior e ao segundo trimestre do ano passado.

Segundo o banco, não foi realizada cessão de crédito no segundo trimestre de 2013.

A contínua redução dos calotes levou o banco a um declínio de 20,2% das despesas de provisão para créditos de liquidação duvidosa no segundo trimestre ante igual período de 2012, totalizando R$ 4,912 bilhões. Em relação ao primeiro trimestre deste ano, o recuo foi de 0,6%.

© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/3215754/calotes-caem-tanto-entre-pessoas-fisicas-quanto-empresas-indica-itau#ixzz2aXEwstTF

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.