Notícias

BIS sugere a emergentes freio na concessão de crédito

O diretor-geral do Banco Internacional de Compensações (BIS), Jaime Caruana, sugeriu ontem que os países emergentes com rápido crescimento do crédito acelerem a capitalização dos bancos e moderem o ritmo dos financiamentos para evitar futuras crises.

Em seu informe anual, o banco dos bancos centrais mostrou que o Brasil está na zona de risco: expansão do crédito num ritmo muito mais rápido que o PIB nos últimos três anos, “efervescência” que duplicou os preços de imóveis nas grandes cidades e endividamento na direção de níveis recordes.

Em entrevista a dois jornais brasileiros, Caruana esquivou-se de falar de países específicos. Mas afirmou: “As lições que aprendemos todos na crise, e em crises anteriores, é que o rápido crescimento do crédito tem que ser vigiado com muito cuidado, para não se acumular riscos excessivos mais adiante, quando se materializam num maior custo em termos de menor crescimento”.

A avaliação sobre o sistema financeiro da América Latina “e de outros é de que demonstraram estar melhor preparados do que os países avançados”. Quanto aos desafios, Caruana estima que estão relacionados com os desequilíbrios que podem surgir nessas economias, em parte por seus próprios êxitos. Um deles é o rápido crescimento do crédito. O segundo é como administrar a volatilidade dos fluxos de capitais que entram nessas economias.

Ele notou que as condições financeiras nos países desenvolvidos influem as condições financeiras no resto do mundo, e nos emergentes se transmitem, por exemplo, por meio das taxas de câmbio. “Quando os países desenvolvidos têm baixa taxa de juros e existe política de não permitir a valorização da moeda, isso leva a que as políticas monetárias dos emergentes também sigam uma política relativamente relaxada, e aí se trata que tipo de medida por em marcha.”

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/2727840/bis-sugere-emergentes-freio-na-concessao-de-credito#ixzz1yu57ST3q

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.