Notícias

BIS aprova regra de índice de alavancagem comum para bancos

O Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) aprovou neste domingo medidas “importantes na conclusão da agenda de reformas pós-crise” de 2008, segundo comunicado divulgado pela instituição.

A medida mais importante foi a aprovação da proposta do Comitê de Basileia de um índice de alavancagem comum para os bancos de todos os países, que “foi formulado para superar as diferenças nas estruturas nacionais de contabilidade que já impediram a comparação imediata de índices de alavancagem bancária entre fronteiras”, explicou o BIS. Os detalhes desse índice serão divulgados ainda hoje.

“Uma medida globalmente consistente de alavancagem dos bancos e de normas de divulgação são componentes centrais do quadro regulatório de Basileia III para os bancos internacionalmente ativos”, diz o documento.

O índice de alavancagem mede a capacidade de empréstimos de um banco com base no seu capital. No Brasil, por exemplo, o índice de Basileia mínimo exigido pelo Banco Central é de 11%.

O BIS é uma organização internacional que fomenta a cooperação entre os bancos centrais e outras agências, em busca da estabilidade monetária e financeira. O grupo de presidentes de bancos centrais e chefes de supervisão (GHOS), órgão de supervisão do Comitê de Basileia para Supervisão Bancária (BCBS), está reunido hoje e amanhã para sua reunião bimestral. O presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, participa da reunião em Basileia.

© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. 

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/3392268/bis-aprova-regra-de-indice-de-alavancagem-comum-para-bancos#ixzz2qDxKaO5y

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.