BC decreta liquidação extrajudicial da Agraben Administradora de Consórcios
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, decretou a liquidação extrajudicial da Agraben Administradora de Consórcios. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 5, por meio do BC Correio, meio de comunicação do BC com o mercado, a partir do Ato do Presidente 1.320. De acordo com o documento, a liquidação foi determinada levando-se em conta o comprometimento patrimonial e financeiro da administradora de consórcios e também a existência de “graves violações” às normas legais e estatutárias do setor.
A empresa tem sede em Americana, interior de São Paulo. O liquidante nomeado é Valder Viana de Carvalho. Ontem, o BC publicou novas regras para aprimorar o setor a partir de julho. As normas ficam mais claras para os consorciados, retiram parte da burocracia do negócio ao simplificar o processo de saída e obrigam os atores da indústria a demonstrarem que têm capacidade para criar grupos e gerenciar o negócio.
Os dados mais recentes da Associação Brasileira de Administradora de Consórcios (Abac) revelam que os negócios com esse tipo de instrumento cresceram 13,5% em 2015 até novembro, somando R$ 80 bilhões, com 2,15 milhões de cotas novas. O crescimento do setor se opõe à desaceleração vista no mercado de crédito geral, que, segundo o BC, deve crescer 7% este ano, praticamente a mesma taxa de 2015 (6,6%).
Fonte: Estadão e Istoé Dinheiro