Notícias

Banco Central decreta liquidação do Banco Azteca do Brasil

O Banco Central do Brasil informou nesta sexta-feira (8) que foi decretada a liquidação extrajudicial do banco Azteca do Brasil S.A., com sede na cidade do Recife. Foi nomeado, como liquidante, José Augusto Monteiro Neto.

Nesta quinta-feira (7), a autoridade monetária já havia decretado a liquidação extrajudicial da TOV Corretora citando “graves violações às normas legais” efetuadas pela instituição.

Segundo ato do presidente do BC, foi identificada, no banco Azteca do Brasil, a “existência de graves violações às normas legais e regulamentares que disciplinam a atividade da instituição e a ocorrência de prejuízos, sujeitando os credores quirografários a risco anormal”.

“O Banco Central está tomando todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades, nos termos de suas competências legais de supervisão do sistema financeiro”, acrescentou a autoridade monetária.

O Banco Azteca do Brasil, informou a autoridade monetária, é uma instituição financeira de pequeno porte, autorizada a operar as carteiras comercial e de crédito, financiamento e investimento. Possui apenas uma agência e detém 0,0005% dos ativos do sistema financeiro e 0,0009% dos depósitos, acrescentou.

Entre as formas de intervenção em bancos, a liquidação extrajudicial é medida mais “grave e definitiva”. O objetivo é promover a extinção da empresa quando ocorrerem indícios de insolvência irrecuperável ou quando cometidas infrações às normas que regulam a atividade da instituição.

Também busca promover a venda dos ativos existentes para pagamento dos credores, com devolução de eventual sobra aos controladores ou sua responsabilização pelo passivo a descoberto.

O Banco Central informou ainda que Cerca de 68% do total dos depósitos do Banco Azteca do Brasil contam com garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Pelas regras do FGC, o total de créditos de cada pessoa contra a mesma instituição associada, ou contra todas as instituições associadas do mesmo conglomerado financeiro, será garantido até o valor de R$ 250 mil, limitado ao saldo existente.

Leia mais em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/01/banco-central-decreta-liquidacao-do-banco-azteca-do-brasil.html

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.