Associação mundial de combate à lavagem de dinheiro chega ao Brasil
A Association of Certified Anti-Money Laundering Specialists (Acams), organização internacional que atua no treinamento de profissionais para a prevenção e combate à lavagem de dinheiro, chegou ao Brasil. A organização, que já conta com 33 unidades em 11 países, está abrindo o “Brasil Chapter”, o segundo da América Latina.
A Acams oferece uma certificação de profissionais de compliance, a “Certified Anti-Money Specialist”, exigida por diversos bancos americanos como requisito. Mais de 7 mil profissionais de todo o mundo já possuem a certificação, que agora passa a ser realizada no Brasil, em português, contemplando a legislação local. Até agora, profissionais brasileiros precisavam viajar para outros países para fazer a prova.
Segundo Patrícia Marinho, diretora da Acams nos Estados Unidos e responsável pela unidade brasileira, a associação escolheu o mercado brasileiro para a abertura da nova unidade por sentir a necessidade de mais profissionais treinados em compliance para atender à demanda do mercado, em especial após a revisão da lei sobre lavagem de dinheiro, no ano passado, que promoveu mudanças na regulamentação.
A associação também espera, no Brasil, atuar junto a empresas que ainda não estão bem estruturadas sob o ponto de vista de compliance. “Hoje, o Brasil tem um mercado de capitais cada vez mais maduro e seguro para o investidor que aqui deseja ancorar os seus investimentos. É importante o crescimento paralelo da economia e do combate global à lavagem de dinheiro e ao terrorismo para garantir a credibilidade global”, diz Patrícia.
© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.
Leia mais em: http://www.valor.com.br/carreira/3139732/associacao-mundial-de-combate-lavagem-de-dinheiro-chega-ao-brasil#ixzz2UWutFLQy