A importância do Compliance, Controles Internos e Auditoria na gestão dos negócios
Artigo do aluno Fabio Bariviera do curso de Pós-Graduação em Controladoria e Auditoria da La Salle em Nova Mutum – MT da disciplina de Auditoria e Compliance, sobre o diagrama de Assi.
O Diagrama de Assi faz menção ao que deve ser seguido atualmente nas organizações, por expressar de forma clara e objetiva os processos que devem ser analisados. Não é fácil hoje em dia fazer com que as organizações conversem a mesma língua no quesito de controles e processos. Analisando o Diagrama de Assi podemos observar a importância que cada processo tem dentro de determinada organização.
No Diagrama verifica-se a relação entre pessoas, riscos, processos, regras, legislações, segurança da informação e auditoria, dentre outros. Deve se atentar para que todos estejam em sintonia para pleno funcionamento minimizando o risco do negócio. Quando não funcionam desta maneira, a organização fica exposta pelo fato de não ter procedimentos e padrões que devem ser seguidos expondo informações e situações possivelmente desagradáveis.
Uma fórmula que trará eficiência e eficácia para a organização é a junção de três itens primordiais que são eles: auditoria, compliance e controles internos. Com essa fórmula aplicada aos processos e rotinas para a validação das informações do negocio, a empresa poderá se sentir confortável em suas informações sejam elas: comerciais, contábeis, financeiras dentre outras.
O Diagrama de Assi demosntra que necessitamos ter foco no negócio, quanto mais conhecermos, maior será a confiabilidade das informações, sabemos que não é fácil estabelecer processos e rotinas dentro das organizações, mas com mecanismos de apoio e monstrações de efetividade que são referência e que deram certo, podemos dizer que o Diagrama de Assi certamente será bem aceito e terá sucesso nas organizações, afinal a simplicidade dos processos devem nortear os negócios.