Notícias

BC fará varredura em balanços de bancos, mas descarta risco sistêmico

AuditorO diretor de Fiscalização do Banco Central (BC), Alvir Hoffmann, afirmou que a autoridade monetária encontrou duplicidades de carteiras de crédito nos balanços do Banco Panamericano e de outros bancos.

A instituição controlada pelo grupo Silvio Santos teria vendido carteiras a outros bancos, mas não teria promovido a baixa contábil em seus demonstrativos financeiros.

A constatação foi feita pelo BC a partir da análise dos balanços do segundo trimestre de diversas instituições financeiras, realizada há cerca de seis semanas.

“Como é possível uma carteira de crédito ser vendida e não ser baixada do balanço de quem vendeu?” questionou Hoffmann em entrevista coletiva.

Ele afirmou que o BC não teme efeito dominó no sistema financeiro, mas a diretoria da autoridade monetária está estudando uma forma de fazer uma varredura mais profunda nos balanços dos bancos, justamente para detectar se há repetição desse problema em outras instituições.

Fonte: Azelma Rodrigues, Valor Economico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.