Notícias

Tombini diz que adoção de padrão contábil internacional será gradual

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou nesta segunda-feira que está entre as atribuições da instituição assegurar que o sistema financeiro seja sólido e eficiente e é nesse contexto que as normas contábeis são importantes. Ele destacou a necessidade de adoção dos padrões internacionais, que podem reduzir os custos de captação das instituições financeiras no exterior, mas ponderou que é preciso absorvê-los de maneira “paulatina e responsável”.

“Como regulador do sistema financeiro, o Banco Central do Brasil deve pensar no equilíbrio entre transparência e estabilidade do sistema, de modo que todos os impactos sejam meticulosamente analisados anteriormente à introdução de uma nova norma. Portanto, o processo de alinhamento do Cosif (Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional) à norma internacional tende a ser um processo de médio a longo prazo”, afirmou em discurso para a International Financial Reporting Standards (IFRS) Conference, em São Paulo.

Tombini destacou a participação do Brasil nas discussões das principais questões contábeis propostas pela Iasb e disse que o BC tem avaliado “com interesse” uma minuta recém-editada que propõe alterações nos padrões para o reconhecimento de provisão para perdas em instrumentos financeiros.

“Esse assunto é de grande interesse de todos os reguladores prudenciais, pois afeta uma parcela considerável dos ativos dos bancos. O modelo atual, baseado nas perdas incorridas, não proporciona provisões em volumes suficientes e de forma tempestiva, o que ficou conhecido internacionalmente no jargão ‘too little, too late’.”

(Felipe Marques e Fernando Torres | Valor)

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/3087094/tombini-diz-que-adocao-de-padrao-contabil-internacional-sera-gradual#ixzz2QaQs4REe

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.