2ª Edição do livro Controles Internos e Cultura Organizacional
Já esta na gráfica a 2ª edição no livro, Controles Internos e Cultura Organizacional, com uma mudança na capa e implementando uma identidade visual para todos os meus livros.
Com o Prefácio da 2ª Edição de meu amigo Prof. Adilson Souza, Doutorado em Liderança na Florida Christian University Orlando/FL/EUA), Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco; Bacharelado em Ciências Econômicas pela Unianchieta – Jundiai (SP) e Sócio-fundador da EstAção RH , que comenta que: “Essa obra retrata a parte primordial dos desafios do mundo contemporâneo nas organizações. Assi conseguiu organizar os temas de forma a abranger os pontos nevrálgicos das empresas.”, e agradeço pelo apoio.
O propósito da segunda edição do livro é atualizar as legislações e facilitar a especificação e/ou quantificação das melhores técnicas e práticas de Controles Internos com base nas instruções dos mais variados órgãos nacionais e internacionais, com o objetivo de facilitar o entendimento deste assunto tão evidenciado ultimamente.
Como complemento, a obra apresenta a nova Lei n. 12.683/2012, que auxilia no desenvolvimento das melhores práticas de Controles Internos e Contábeis na prevenção e combate à lavagem de dinheiro, bens e direitos oriundos de atos ilícitos.
Apresentamos o diagrama de controles internos desenvolvido pelo autor e lembramos que o Controle Interno é importante para captação e manutenção de clientes e controle financeiro, contábil entre outros.
Em decorrência dos fatos ocorridos no mundo corporativo e financeiro, identificamos em nossos estudos algumas aplicações de Controles Internos mais efetivos, que vão ampliar a confiança na gestão de negócios e no mapeamento de riscos.
Os Controles Internos são parte integrante do gerenciamento de riscos corporativos e asseguram os processos definidos pela alta administração.
É conveniente que a estrutura do gerenciamento de riscos corporativos abranja o Controle Interno, o que leva à criação de uma ferramenta de gestão mais eficiente.
Vale ressaltar que conhecer os procedimentos internos, os clientes, os fornecedores e os colaboradores é mais que uma obrigação, é uma questão de necessidade e segurança organizacional.