Notícias

UBS tem prejuízo no 4º trimestre por encargos com processo sobre Libor

O UBS informou nesta terça-feira que custos relacionados ao processo que investiga as acusações de manipulação da taxa de empréstimo interbancário de Londres, a Libor, levaram a instituição a um prejuízo no quarto trimestre. O UBS, porém, sinalizou que está avançando na revisão de seus negócios na área de banco de investimento, à medida que concentra as operações no segmento de gestão de fortunas.

O maior banco suíço por ativos sofreu encargos de 2,08 bilhões de francos suíços (US$ 2,28 bilhões) no trimestre para encerrar as acusações de que manipulou uma das principais taxas de juros de referência do mundo. O acordo com reguladores, anunciado no ano passado, levou o banco a um prejuízo líquido de 1,89 bilhão de francos suíços, ante lucro de 323 milhões de francos um ano antes.

O banco também sofreu encargos de 258 milhões de francos suíços relacionados a uma revisão em seu banco de investimento, que irá eliminar 10 mil postos de trabalho. O UBS está praticamente deixando seus negócios de renda fixa, em que registrou perdas que o forçaram a pedir ajuda do governo em 2008.

Embora não tenha dado muitos detalhes, o UBS sinalizou que a reestruturação está progredindo e que avançou na melhora de seus níveis de capital e na redução de ativos mais arriscados. Segundo a instituição, houve diminuição dos ativos ponderados pelo risco no banco de investimento para 64 bilhões de francos suíços, ante meta de 70 bilhões de francos.

O UBS informou ainda que vai iniciar uma recompra de 5 bilhões de francos suíços em dívida, em um esforço para reduzir seus custos de financiamento, e também um novo conjunto de bonificação para empregados que atrela os pagamentos ao desempenho de longo prazo.

O banco disse que pagou 2,5 bilhões de francos suíços em bônus no ano passado, uma redução de 7% em relação a 2011.

(Dow Jones Newswires)

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/2995642/ubs-tem-prejuizo-no-4#ixzz2K1QsyRPl

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.