Notícias

Transações de operadores, sócios e agentes estiveram no radar

A auditoria da BSM também apurou se as operações realizadas por pessoas ligadas às corretoras, como operadores, sócios e agentes autônomos, estavam dentro das regras definidas pelas corretoras. O primeiro passo foi levantar os documentos com tais normas, como operações que são vedadas. Entre elas, destaque para operações de carteira própria, com derivativos, “day trade” e transações realizada via mesa de operações.

O resultado da auditoria mostrou que, em julho, 18% das transações realizadas por pessoas vinculadas estavam em desacordo com as regras definidas pelas próprias corretoras, o que levou à notificação de 11 participantes. Houve casos de corretoras em que 96% das operações realizadas por pessoas vinculadas infringiam a regra que proibia o “day trade”.

A partir de informações sobre o giro das carteiras, 77 corretoras receberam comunicado da BSM para que enviassem 2.466 transmissões de ordens para análise. A regra diz que todas as ordens devem ser gravadas. Contudo, o resultado da análise mostrou que 38 participantes tiveram problemas com 569 transmissões (23% do total avaliado). Entre as ocorrências, destaque para 378 ordens que não tinham sido gravadas.

Outras 50 foram ordens emitidas por agentes autônomos autorizados por clientes a usarem seus nomes, 44 foram transmitidas por pessoas não autorizadas, 41 foram negócios executados sem autorização prévia do cliente, 31 foram ordens em que se verificou que a assinatura da transmissão por escrito divergia do que constava na documentação cadastral e 25 foram ordens transmitidas sem informações mínimas, como o ativo a ser negociado e a quantidade.

Os 38 participantes com apontamentos de irregularidades receberam cartas de censura com o alerta de que a reincidência poderá resultar em medidas sancionadoras.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/2796354/transacoes-de-operadores-socios-e-agentes-estiveram-no-radar#ixzz24BCtmlhp

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.