Sem votação sobre plano de resgate, chances do BVA diminuem
As chances de resgate do banco BVA ficaram mais reduzidas. Fundos detentores de papéis do banco acabaram não votando em assembleia realizada em São Paulo a proposta de resgate da instituição, apresentada pelo empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono do grupo Caoa.
Em um lance final da negociação, Oliveira Andrade acabou propondo ontem aos credores a conversão dos títulos que detêm em ações do banco BVA. Abre-se agora uma nova rodada de negociações, mas o tempo para isso é considerado bastante exíguo, segundo uma pessoa envolvida nas tratativas. A intervenção do Banco Central se encerra na sexta-feira, dia 19 de abril. Sem um comprador, a solução mais natural para o banco é a liquidação.
Para comprar o banco BVA, que está sob intervenção do Banco Central desde outubro, Oliveira Andrade propôs inicialmente aos credores um deságio de 65% em seus papéis. Essa proposta precisava ser aceita por detentores de títulos que representassem cerca de 90% do passivo do banco.
A maior dificuldade que Oliveira Andrade vem encontrando nas negociações está justamente em alguns fundos de investimento que têm como cotistas Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Esses institutos não vêm aceitando o plano. Segundo o Valor apurou, a maior parte desses investidores chegou a se reunir em uma assembleia para discutir a proposta de deságio do empresário, mas acabou optando por não votá-la. Agora, vão analisar a conversão dos seus papéis em ações.
Oliveira Andrade – revendedor de veículos das marcas Hyundai, Ford e Subaru e dono de uma fábrica da Hyundai – tem cerca de R$ 500 milhões depositados no BVA. Por causa disso, foi desde o início o candidato mais forte à compra do banco.
© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.
Leia mais em:
Marcos,
Comprei um lote em minha cidade. Fiquei sabendo depois que não poderia transferir o lote, pois a obra havia sido financiada pela GSP loteamentos no BVA.
No entanto, quem deve o BVA é a GSP. Corro risco de perder o lote? Financiei parte deste lote pela própria GSP.
Como sou de boa fé no negocio, o que fazer? Fui na GSP e lá eles dizem que querem fazer de tudo para resolver isso, que eles ate tem outros patrimonios para trocar a garantia. O que eu faço??
Grato
Clayton,
Esta questão é muito complicada, e vai além de meu conhecimento, acredito que deva procurar um advogado especializado para auxilio.
Marcos, tambem estou com a mesma situacao com esta construtora GSP, e a opcao foi a mesma sitada pelo Sr. Clayton .. que hoje me informou que nem a opcao de troca nao possivel mas, que deverei aguarsar a situacao do BVA , porem a minha situacao e um pouco diferente , pois quitei o valor total do lote, no meu contrato ha uma sitacao que apos a quitacao do mesmo apos 30 dias , deveria receber a escritura.. enfim , antes possuia a opcao de troca ou permuta, hoje a informacao foi diferente , que nao ha nenhuma possibilidade de troca, e que deveria aguardar a decisao do banco central junto ao BVA , na realidade , estou extremamente preoccupada com a situacao..