Secretaria de Educação de PE promove III Seminário de Educação Profissional
Na tarde desta quarta-feira (24) teve sequencia o III Seminário de Educação Profissional, promovido pela Secretaria de Educação de Pernambuco com o intuito de fortalecer o segmento no Estado. O evento teve 450 professores inscritos para a série de palestras, que aconteceu ontem e hoje na Escola Técnica Estadual Professor Agamemnom Magalhães (Etepam), no Espinheiro, Zona Norte do Recife.
O encontro é encabeçado pela Secretaria Executiva de Educação Profissional, criada em 2009 para administrar os cursos profissionalizantes da Secretaria de Educação – ofertados presencialmente pelas escolas técnicas estaduais e a distância pelos polos de educação a distância – e das Escolas de Referência em Ensino Médio.
Com o tema “Educação Profissional – Desafio de Todos”, o seminário tem como principais objetivos contribuir para o fortalecimento do papel da educação profissional e tecnológica no desenvolvimento nacional e nas políticas de inclusão social, promover ações para a construção participativa de políticas públicas, estimular a formação do educador como meio de transformação de uma educação de qualidade social e oferecer a eles subsídios sobre as novas tecnologias e metodologias educacionais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas eficientes.
Em seu discurso de abertura, Paulo Dutra, secretário executivo de Educação Profissional, ressaltou a importância do Seminário, que, em apenas três edições, conseguiu crescer bastante e hoje se apresenta como um importante aliado para o intercâmbio de ideias e fortalecimento da rede profissional.
“O evento é de uma importância ímpar, uma vez que possibilita a troca de experiência entre escolas técnicas e de outros Estados. O importante é sairmos daqui com a consciência de que demos mais um passo rumo ao fortalecimento da rede de educação profissional no Estado. Hoje, as ideias são assimiladas, amanhã serão postas em prática”.
O professor Marcos Assi esteve presente proferindo a palestra: “Possibilidades de sucesso com pouco, quando a gestão necessita de conhecimento”, onde foi possível abordar de uma forma simples e clara a comparação entre gestão de finanças e planejamento orçamentário entre o mundo corporativo e o ambiente publico educacional.
Na palestra o professor enfatizou que para garantir uma gestão financeira eficiente é necessário caprichar no planejamento e na organização, que ajuda a gerir os recursos da escola, garantindo economia de tempo e bons resultados.
Foi muito interessante e gratificante este momento e na sequencia ocorreu a palestra do Prof. Dr. Almerico Lima, Superintendente de Educação Profissional, da Secretaria da Educação do Governo da Bahia.
Abaixo seguem algumas fotos do evento: