Artigos

Se a alta direção não te escuta, mude você seu jeito de falar!

O tema é polêmico, mas precisamos falar sobre isso!

O dono da empresa não tem que mudar a visão dele para se adaptar a sua. É claro que todo mundo pode melhorar e evoluir, mas você não vai mudar o entendimento de ninguém se não mudar a forma como se comunica.

Vamos lá: já parou pra pensar, que se “eles lá de cima” não te escutam, pode ter alguma coisa errada com sua forma de falar? É óbvio que se você chegar falando “qualitês” para o seu diretor, (que está em outro mundo pensando em como vai fazer para colocar a nova planta em operação, garantindo a mesma entrega, e atendendo o novo cliente que chegou)… olha, sinto em te dizer, mas você vai tomar um pau.

A alta direção quer números, evidências, dados, NA LÍNGUA DELES. Eles querem que a qualidade seja vivida na empresa, não que seja um fiscal dela. Por fim, vale a pena tentar um novo jeito de falar, se o A não funciona, tente o B, C e assim vai. Uma hora vão te escutar, mas somente quando você tiver as palavras certas.

OBS. Ah sim, sempre tem os diretores que são uns idiotas de marca maior, também acontece, mas são a minoria.

Por Jeison Arenhart Bastiani
Co-fundador e CEO (Chief Executive Officer) da Forlogic

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.