Notícias

Risco de Liquidez: Insolvência das companhias pode minar ajuste fiscal

canstockphoto0825858A elevada alavancagem das companhias brasileiras poderá afetar drasticamente os planos de ajuste fiscal do governo, liderados pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. E o motivo é simples, segundo o executivo do alto escalão de um banco estrangeiro: muito endividadas, as empresas vendem ativos, cortam dividendos e investimentos.

Conta não fecha

Sem investimentos privados, a recuperação do PIB fica comprometida, afetando ainda mais a arrecadação do governo. Esse quadro atinge em cheio o ajuste e completa o círculo vicioso. “Sem resolver o privado, não se resolve o fiscal”, diz o executivo.

Mar mais calmo

A venda de ativos por empresas brasileiras deve deslanchar em 2017, segundo o executivo de um banco de investimento. Isso porque a avaliação das empresas (valuation) melhorou e o real mais valorizado pode tornar as ofertas mais atraentes.

Fonte: http://economia.estadao.com.br/blogs/coluna-do-broad/insolvencia-das-companhias-pode-minar-ajuste-fiscal/

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.