Notícias

Pesquisa revela que funcionário alega doença como desculpa para assistir seu esporte favorito

Futebol é o esporte que mais causa esse tipo de ausência na França, México, Reino Unido e Austrália segundo pesquisa.

Uma pesquisa organizada pelo instituto norte-americano Workforce revelou aquilo que muitos chefes sabiam, mas não conseguiam provar: muitos funcionários faltam ao trabalho, alegando doença, quando pretendem ficar em casa ou comparecer ao seu evento esportivo favorito.

A pesquisa mostra que os chineses foram os campeões desse tipo de ausência – 58% deles admitiram usar a desculpa. Por outro lado, os franceses são os que menos usam desse expediente: apenas 1% admitiram. Na Índia, 48% dos trabalhadores admitiram ausências injustificadas.

Veja a lista com os demais países consultados:
Reino Unido – 24%
México – 21%
Austrália – 19%
Canadá – 13%
Estados Unidos – 11%

O instituto de pesquisas foi além em sua análise e perguntou qual esporte mais causa ausência. O futebol ganhou na Austrália, França, México e Reino Unido. Nos Estados Unidos, o campeão de ausências é o futebol americano enquanto na China quem vence é o basquete.

Para Joyce Maroney, diretora do Workforce Institute, as ausências não programadas custam para a empresa quase 9% do valor da folha de pagamento. Por isso, ela recomenda para os gestores de uma organização que conversem abertamente com seus funcionários toda vez que se aproxima um evento esportivo importante. Durante a conversa, por exemplo, pode-se combinar uma folga planejada – o que certamente causará menos impacto para a organização.

Fonte: ESTADÃO PME

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.