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Perfil de maior risco do tomador inibe os bancos

Riscos 3Nas linhas de crédito hipotecário, com taxas que rondam os 20% ao ano, o “spread” (a diferença entre o custo de captação e a taxa cobrada do tomador) é maior do que num financiamento habitacional (com taxas a partir de 8,90% ao ano mais a TR). Mas os bancos de varejo ainda não lidam bem com o perfil de cliente que busca a operação, segundo Marcelo Prata, do Canal do Crédito, consultoria de crédito imobiliário que faz a interface entre o tomador e as instituições financeiras.

“Quem procura a linha geralmente está endividado no cartão de crédito e no cheque especial e não dá para se esperar um risco AAA desse público”, afirma. “Os bancos têm de ter jogo de cintura para avaliar se o valor (tomado) é suficiente para saldar as dívidas, se ele tem bom histórico, e não com o olho de quem analisa o cliente do crédito imobiliário.” Dos clientes atendidos pela assessoria, 30% procuram desvendar os meandros do home equity.

Em instituições típicas de crédito imobiliário, como a BM Sua Casa, da Brazilian Finance & Real Estate, a linha com garantia em imóveis é o carro-chefe e representa 70% dos desembolsos mensais, de cerca de R$ 60 milhões. A empresa fechou recentemente um acordo com a Credicard Financiamento para oferecer a modalidade aos clientes do braço de financiamento ao consumo do Citi, estendendo a parceria que já tinha com o banco de capital americano. Vai ter, assim, acesso a uma base de 7 milhões de cartões e de 20 milhões de clientes no total. Segundo Vitor Bidetti, o perfil do público atendido hoje pela BM Sua Casa não muda, mas a empresa ganha capilaridade das lojas da Credicard na oferta.

Por se tratar de uma companhia hipotecária, o refinanciamento da BM Sua Casa é o que mais se aproxima das condições do crédito habitacional tradicional. O prazo se estende a 30 anos e o custo da operação é de 1% ao mês, para valores de até R$ 750 mil – limitados a 50% do valor do bem.

Bidetti diz que, apesar de o refinanciamento lembrar o subprime americano, o Brasil tem desenvolvido o produto sob outros parâmetros. “O conceito de home equity remete a uma segunda hipoteca e por aqui a primeira garantia do produto é a alienação fiduciária.” O diretor do Bradesco, Octavio de Lazzari Junior, acrescenta que, diferentemente dos EUA, em que o mercado se habituou a fazer três, quatro hipotecas em cima do mesmo imóvel, destinando o dinheiro para consumo, por aqui a cláusula de alienação não permite grandes aventuras. “Fazemos o refinanciamento para imóveis livres de qualquer ônus e com destinação para atividades que gerem receita.”

Fonte: Adriana Cotias, Valor Economico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.