Pequeno empresário fique atento: tentativa de fraude no comércio aumenta 25% em feriados
Levantamento feito pela Serasa Experian e divulgado nesta terça-feira, dia 5, mostra que durante feriados – como o de Corpus Christi que começa na quinta-feira – aumenta em 25% a probabilidade do comércio sofrer prejuízos com fraudes. Isso ocorre porque, segundo os técnicos da entidade, cresce também o fluxo de pessoas dentro desses estabelecimentos comerciais.
O golpe mais comum aplicado no comércio é o roubo de identidade – a pessoa que executa a compra se passa pelo dono do documento. Mas pequenos cuidados podem ajudar os empreendedores. Um deles é conferir a foto do documento de identificação e verificar todas as informações apresentadas no momento da compra. Ainda de acordo com os técnicos da entidade, é importante o comerciante solicitar o número de telefone residencial do compradoir e fazer uma checagem dos dados apresentados.
Confira algumas dicas básicas para ganhar, e não perder, dinheiro com o feriado.
Documentos
Peça sempre dois documentos originais (como RG, CPF, Carteira de Habilitação);
Confirmação
Procure confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no comprovante de residência;
Telefone
Solicite ao cliente o número do telefone residencial e faça a checagem dos dados naquele instante;
Pagamento
Se ainda assim o comerciante não se sentir seguro com a venda, peça que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.
Fonte: Estadão PME
