Notícias

Para o executivo moderno, salas mais transparentes

42-15493662A alegria de ter uma sala privativa é algo que muitos executivos já experimentaram. Mas logo depois eles percebem que o espaço dá a sensação de isolamento da ação. Às vezes, as quatro paredes podem parecer barreiras a manter o contato com os colegas.

Será que existe alguma maneira de tornar o mesmo escritório um espaço mais inspirador e produtivo que até ajude a comunicação?

Para isso, quatro firmas de design foram desafiadas a configurar um espaço de 4,5 por 4,5 metros para um executivo hipotético de nível médio. Claro que o escritório tem que ser bonito, mas foi pedido às firmas que criassem um espaço que pudesse inspirar e aumentar a produtividade.

Cada firma criou um espaço arrojado – compreensível quando se recebe liberdade total e orçamento ilimitado. Mas os projetos totalmente diferentes para o “escritório perfeito” têm seus temas em comum.

Todos os designers criaram aquários virtuais, usando duas paredes de vidro e até fazendo com que uma parede de vidro se dobrasse ou deslizasse para criar um espaço compartilhado. Essa abertura permite que o executivo “seja visto por outras pessoas”, mostrando liderança e ganhando confiança, diz Kursty Groves, um consultor nova-iorquino que ajuda empresas a projetar escritórios criativos.

A ilustração criada por cada firma ressalta zonas de trabalho diferentes no escritório para acomodar tarefas diferentes, desde se concentrar num projeto até se reunir com os colegas ou sentar para relaxar.

A maioria das firmas também buscou integrar as tecnologias mais recentes de comunicação sem fio e controle ambiental nos computadores de mesa ou em teclados, tornando-os praticamente invisíveis.

O que está fora de moda, segundo as criações das firmas, são as mesas gigantescas que servem de símbolo de status e as paredes cheias de troféus. Gavetas e armários de armazenamento espaçosos estão ausentes, refletindo a tendência de abandonar o uso do papel.

Claro que a definição de um escritório perfeito depende do ocupante. Mas o escritório perfeito certamente é algo que muitos vão tentar criar.

Fonte: Sue Shellenbarger, The Wall Street Journal, Valor Economico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.