Notícias

Olympus defende medidas legais contra responsáveis por fraude

A Olympus afirmou estar preparada para tomar medidas legais contra executivos atuais e ex-funcionários envolvidos no esquema de fraude contábil que escondeu perdas de mais de US$ 1,5 bilhão nos últimos dez anos.

O anúncio segue a apresentação do relatório da comissão independente que apura o esquema. O texto final acusa a equipe de gestão da empresa de corrupção, diz que os executivos infringiram leis japonesas e sugere medidas legais contra os responsáveis.

O conselho de administração da Olympus admitiu, após a divulgação do relatório, que a equipe deve deixar a companhia. Sinalizou, contudo, que pretende escolher os potenciais sucessores.

Segundo a Olympus, um diretor renunciou e todo o conselho deve sair assim que a companhia apresentar os resultados do segundo trimestre, em 14 de dezembro. A empresa também informou que toma medidas para colocar a companhia de volta nos trilhos.

O presidente da Olympus, Shuichi Takayama, disse que a escolha de um novo nome para o comando da empresa deve sair em fevereiro. Ele descartou uma demissão dos diretores antes desse período.

A saída da diretoria é um pedido do ex-presidente-executivo Michael Woodford, que faz campanha para assumir a gestão da fabricante japonesa.

Fonte: Folha de S.Paulo

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.