Olympus defende medidas legais contra responsáveis por fraude
A Olympus afirmou estar preparada para tomar medidas legais contra executivos atuais e ex-funcionários envolvidos no esquema de fraude contábil que escondeu perdas de mais de US$ 1,5 bilhão nos últimos dez anos.
O anúncio segue a apresentação do relatório da comissão independente que apura o esquema. O texto final acusa a equipe de gestão da empresa de corrupção, diz que os executivos infringiram leis japonesas e sugere medidas legais contra os responsáveis.
O conselho de administração da Olympus admitiu, após a divulgação do relatório, que a equipe deve deixar a companhia. Sinalizou, contudo, que pretende escolher os potenciais sucessores.
Segundo a Olympus, um diretor renunciou e todo o conselho deve sair assim que a companhia apresentar os resultados do segundo trimestre, em 14 de dezembro. A empresa também informou que toma medidas para colocar a companhia de volta nos trilhos.
O presidente da Olympus, Shuichi Takayama, disse que a escolha de um novo nome para o comando da empresa deve sair em fevereiro. Ele descartou uma demissão dos diretores antes desse período.
A saída da diretoria é um pedido do ex-presidente-executivo Michael Woodford, que faz campanha para assumir a gestão da fabricante japonesa.
Fonte: Folha de S.Paulo