Notícias

Brasil perdeu R$ 600 milhões em fraudes no e-commerce por celular, em um ano

canstockphoto13031013As fraudes bancárias sempre preocupam instituições financeiras e consumidores. No entanto, os cartões de créditos e compras de internet estão perdendo o interesse dos criminosos, que estão começando a se voltar para a mais nova forma de pagamento: o mobile payment.

Segundo dados da Visa, 0,8% das compras feitas no Brasil por dispositivos móveis são fraude e, só no ano passado, R$ 600 milhões foram perdidos no e-commerce mobile por conta de fraudes. Além disso, os ataques no mobile são três vezes maiores do que na web.

O diretor geral da CyberSource, empresa de soluções para pagamentos mobile, Fernando Souza lembra que, apesar de os serviços de pagamento por dispositivos na Brasil já estarem bem avançados, as fraudes acompanham o avanço tecnológico. “Como o mobile payment é mais rápido que os cartões, o encurtamento no tempo das compras dificulta a autenticação e confirmação do consumidor”.

As pessoas que utilizam o smartphone para efetuar pagamentos estão sujeitos a perderem ou terem o aparelho roubado e, como ele contém informações bancárias, as chances de sofrer uma fraude são bem altas. Outra preocupação é de que, assim como na internet existem os e-mails de fishing, que servem para induzir a pessoa a clicar em um link suspeito que irá roubar dados do computador, nos celulares os usuários tendem a receber o smishings – mensagens de textos com links suspeitos.

Por outro lado, vale lembrar que os aparelhos estão cada vez mais modernos e buscam proteger a privacidade dos usuários com senhas alfanuméricas e até biométricas. Em geral, eles também oferecem serviços de geolocalização que bloqueiam à distância o smartphone caso ele seja roubado.

Fonte: InfoMoney

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.