Nova vice-presidente do Fed defende maior regulação para evitar riscos
O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) deve mobilizar um arsenal de instrumentos de regulação financeira para lidar com o risco sistêmico, disse hoje a vice-presidente da autoridade monetária, Janet Yellen. Ela defende que esta precisa ser a meta do Fed, e que a política monetária não pode ser o único instrumento para a gestão dos riscos.
Na avaliação de Janet, a prioridade dos reguladores deve ser observar os preços dos ativos e julgar se estão próximos de indicar o surgimento de uma bolha. Além disso, destacou a importância de monitorar o acúmulo de crédito das instituições e seus respectivos riscos de financiamento.
Durante seu primeiro discurso como vice-presidente do Fed, em Denver, a economista ainda declarou que os órgão reguladores devem estar preparados para a atual situação de “acomodação monetária” pela qual passa a economia americana, e alertou que uma taxa de juros mais baixa incentiva as empresas a assumirem mais riscos.
“É concebível que a uma política monetária acomodativa representará um ambiente favorável para alavancagem e acúmulo de riscos no sistema financeiro”, disse. O Fed deve anunciar nesta semana novas medidas com o objetivo de estimular a economia do país.
Fonte: (Ana Luísa Westphalen | Valor, com agências internacionais)
