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Montadoras asiáticas abrem ‘banco’ de financiamento para enfrentar concorrentes

Mais do que a chance de conseguir uma redução tributária, os anúncios de construção de fábricas no Brasil abriu às montadoras asiáticas a possibilidade de criar serviços financeiros próprios no país, ferramenta essencial para disputar com as grandes do mercado.

Além de importante fonte para escoar a produção, os chamados bancos de montadoras servem como uma espécie de seguro para contornar momentos de retração no crédito para veículos, uma das principais causas da crise do setor no início do ano.

Luis Curi, presidente-executivo da chinesa Chery, afirma que o serviço financeiro próprio teria ajudado a empresa a vender mais no primeiro semestre. “Tranquilamente de 30% a 40% a mais. Sem sombra de dúvidas”, diz.

Metade das vendas de carros e comerciais leves é financiada no país. Para os carros populares, os de maior volume, o índice chega a 70% dos negócios.

No setor, a criação de um serviço financeiro exclusivo chega a ser comparada à divulgação do novo regime automotivo.

O texto é aguardado há meses pelos importadores porque definirá o alívio do adicional dos 30 pontos percentuais de IPI (Imposto sobre Produtos Importados) às estrangeiras que iniciarem a produção no país.

Com a fábrica pronta, a coreana Hyundai fechou parceria com o Santander para financiar as vendas do compacto HB20, com previsão de estreia para este ano.

O grupo CN Auto, importador das vans Hafei Towner e Jinbei Topic, está em negociações avançadas com três bancos e espera ter o Banco CN Auto em operação dentro de 30 dias.

As conversas começaram após o anúncio oficial de projeto para a construção de uma unidade fabril em Linhares, no Espírito Santo.

GARANTIA

O plano de instalação de uma indústria no país oferece garantia para a consolidação do negócio com as instituições financeiras.

“O anúncio de fábrica dá uma tranquilidade maior para a instituição financeira. Dá uma segurança para o banco você ter o longo prazo”, afirma o diretor comercial da CN Auto, Humberto Gandolpho Filho.

A Chery negocia com quatro grandes bancos do país, entre públicos e privados. A previsão é anunciar o novo serviço em setembro.

A Districar, importadora de marcas como SsangYong, também estuda a parceria.

Fonte: GABRIEL BALDOCCHI e EDUARDO SODRÉ, Folha de S.Paulo

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.