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Melhores práticas para suportar aplicações na nuvem

Computação em nuvem oferece aos usuários finais e às equipes de TI liberdade e flexibilidade difíceis de obter com aplicativos corporativos tradicionais. No entanto, esse conquista vem acompanhada de maior imprevisibilidade quando se trata de grandes implementações, e de alguns novos requisitos de suporte.

Listamos, a seguir, algumas das melhores práticas de suporte de sistemas na nuvem.

1 – Tudo começa com a arquitetura e o controle de configuração
Mesmo que seja fácil de fazer mudanças no seu sistema – literalmente em horas -, isso não significa que você deve fazê-lo… É preciso haver um processo de controle de configuração que olhe para as consequências de qualquer alteração feita no código, no modelo de dados, ou mesmo na semântica de valores de lista de opções. Cada aplicação tem seu próprio painel de controle e painel de instrumentos.

2 – Sua equipe vai precisar de documentação
Sob a melhor das condições, a solução de problemas entre os aplicativos na nuvem é complicada justamente por causa das flexibilidades do modelo. No início de seu ciclo de desenvolvimento, certifique-se de documentar erros e gravar registros de diagnóstico durante o uso em produção. Logs de ​​erro devem ser armazenados em um serviço de cloud “centralizado”, para complementar os registros disponíveis em cada aplicação.

Deve haver um repositório público de informações sobre o projeto na nuvem, a implementação e os problemas de implantação. Nenhum fornecedor de cloud proporcionará isso.

Além de materiais descritivos, a equipe de apoio deverá ter acesso a testes padrão, resultados esperados, e como contornar problemas conhecidos. Para isso é possível usar um Wiki, um conjunto de documentos no Google Docs, ou uma pasta compartilhada. O importante é que todos os profissionais de suporte sejam capazes de ler esses documentos, e possam também atualizá-los em tempo real.

3 – Suporte precisa ser ágil
Como as coisas podem dar errado rapidamente, a equipe de suporte precisa estar sempre atenta, realizar triagens diárias e reuniões de priorização.

4 – Priorize
Os piores problemas de suporte parecem ocorrer sempre próximos de momentos críticos para os negócios. Por isso, manda a prudência se concentrar nos problemas que realmente importam – e evitar o ruído. Além das prioridades tradicionais e dos bugs ocasionais mais graves, use listas de opções para os sistemas de cloud afetados, e uma métrica para o número (ou volume de dólares) de ordens que exigem retrabalho.

O truque é se tornar mais ágil nas coisas que realmente importam – mesmo quando elas estão espalhados por vários sistemas – sem aumentar custos.

Fonte: CIO – David Akka

 

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.