Mais empresas divulgam salários
Ambev, Klabin e grupo EBX, entre outras, publicam números, mas disputa de executivos com órgão regulador continua.
Fonte:Por Janes Rocha e Juliana Ennes do Valor Economico – 29/09/2010
Nove empresas já desistiram de seguir com a disputa judicial e passaram a divulgar os salários de seus executivos.
Ontem, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª região, em decisão unânime, manteve a revogação da liminar em que o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef), seccional do Rio, pedia a suspensão da obrigatoriedade da divulgação da remuneração de executivos. José Roberto Castro Neves, advogado do Ibef, disse que o instituto vai recorrer da decisão.
Para Alexandre Pinheiro dos Santos, procurador-chefe da Comissão dos Valores Mobiliários (CVM), desde o dia 8 de julho, quando o tribunal revogou a liminar do Ibef, todas as companhias abertas já estariam sujeitas à regra, porque o recurso do instituto, derrubado ontem, não teria efeito suspensivo.
Segundo Santos, restam 38 empresas que se baseiam nos argumentos do Ibef para não divulgar a remuneração. Ambev, Neoenergia, Klabin, Unipar, Klabin e as cinco empresas do grupo EBX (OGX, MPX, LLX, MMX, OSX), do empresário Eike Batista, resolveram divulgar seus números.
A Instrução Normativa 480 da CVM determina que as empresas devem divulgar a remuneração mínima e máxima, além da média salarial de seus executivos, em base anual, incluindo os bônus e os programas de opções de ações.
Segundo levantamento feito pelo Valor, em uma amostra de 270 companhias abertas, 73 não cumpriram com essa determinação. A maioria não publicou, baseando-se na liminar do Ibef. Outras divulgaram de forma errônea, por exemplo, a remuneração mensal ao invés de anual.
leia mais no link: http://www.valoronline.com.br/impresso/ambev/2307/315494/mais-empresas-divulgam-salarios?utm_source=newsletter&utm_medium=manha_29092010&utm_campaign=informativo