LinkedIn entra com pedido para realizar oferta pública de ações
A rede social de contatos profissionais LinkedIn planeja levantar US$ 175 milhões em uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), que pode abrir as portas dos IPOs a uma série de outros serviços online, que conectam pessoas com interesses comuns. Os documentos do IPO apresentados na quinta-feira colocam a companhia de oito anos no rumo do lançamento de ações nos próximos três a quatro meses.
Este deve ser o IPO mais antecipado da indústria de tecnologia desde que a VMware Inc. tornou-se pública em 2007, disse o sócio sênior da IPOBoutique, Scott Sweet. Depois que a empresa captou US$ 900 milhões em seu IPO, as ações da companhia do Vale do Silício se valorizaram em mais de 70% no primeiro dia de negociações.
A solicitação do LinkedIn pode encorajar outros serviços de internet de rápido crescimento a entrar nos mercados públicos, após acumular milhões de usuários. Outros prováveis candidatos incluem o site de compras coletivas Groupon – serviço online que rejeitou uma oferta de aquisição de US $ 6 bilhões do Google Inc. no ano passado; a fabricante de games online Zynga; o serviço de microblog Twitter; e possivelmente a maior oportunidade de investimento de todas, a rede social Facebook, que já indicou a possibilidade de apresentar planos de IPO no final de abril de 2012.
Além do Facebook, as outras empresas estão todas “esperando até que uma coloque os dedos na água”, disse Sweet.
O LinkedIn é o mais maduro do grupo. A empresa iniciou sua operação em 2003, um ano antes de Mark Zuckerberg lançar o Facebook quando ainda era um estudante da Universidade de Harvard.
Desde então, o Facebook emergiu como um ponto de encontro para diversão e passatempos, enquanto o LinkedIn se posicionou como um local para fazer negócios.
Mais de 90 milhões de perfis foram cadastrados no LinkedIn, comparados a 600 milhões no Facebook.
O LinkedIn explorou um nicho lucrativo. A empresa registrou uma receita de US$ 161 milhões e lucro líquido de US$ 1,85 bilhão no acumulado de nove meses de 2010. Neste mesmo período, o Facebook gerou US$ 355 milhões em receita e lucrou US$ 1,2 bilhão.
O fundador do LinkedIn, Reid Hoffman, de 43 anos, será o grande vencedor do IPO já que possui 21% de participação na empresa.
Hoffman permanece como presidente do LinkedIn e também atuava como diretor-executivo até que Jeff Weiner, ex-Yahoo, assumiu o cargo em 2009. Weiner, de 40 anos, conta com 4,1% do LinkedIn.
Os outros principais acionistas da rede social de negócios são as empresas de venture capital Sequoia Capital (18,9% de participação), Greylock Partners (15,8%) e Bessemer Venture Partners (5,1%).
O LinkedIn levantou aproximadamente US$ 103 milhões desde sua criação e agora tem quase US$ 90 milhões em caixa. Estima-se que a empresa esteja avaliada em mais de US$ 2 bilhões.
Fonte: Associated Press, Valor Economico