Notícias

Juiz devolve autos do Cruzeiro do Sul ao Ministério Público

A Justiça Federal devolveu à Procuradoria da República em São Paulo os autos do processo principal sobre fraudes no Banco Cruzeiro do Sul envolvendo 17 investigados, inclusive os ex-controladores da instituição, Luís Octávio Índio da Costa e seu pai, Luís Felippe Índio da Costa.

O juiz Márcio Ferro Catapani, da 2.ª Vara Criminal Federal, quer esclarecimentos sobre “erros materiais” e “divergência” na denúncia apresentada no último dia 7. As dúvidas do juiz são relativas a apenas alguns trechos da denúncia.

Em outro despacho, o juiz recebeu uma segunda denúncia da Procuradoria contra os Índio da Costa e dois ex-conselheiros do banco, por incremento indevido de resultados positivos artificiais nas demonstrações financeiras do banco.

Catapani negou uma série de pedidos cautelares que o Ministério Publico Federal tinha feito aos acusados, como arbitramento de fiança, comparecimento periódico em juízo, proibição de se ausentarem do País e recolhimento domiciliar a partir das 20 horas nos dias de semana.

No processo principal, além dos ex-controladores do banco, são acusados administradores, membros de auditoria e funcionários do Cruzeiro do Sul. São 17 denunciados.

A Procuradoria e a Polícia Federal identificaram formação de quadrilha, crimes contra o sistema financeiro, gestão fraudulenta, estelionato, apropriação indébita, caixa dois, lavagem de dinheiro e crimes contra o mercado de capitais.

Leia mais em: http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/juiz-devolve-autos-do-cruzeiro-do-sul-ao-ministerio-publico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.