Jornal DCI: Empresários devem focar controles internos
O controle interno é fundamental para qualquer empresa e cabe aos escritórios de contabilidade insistirem com seus clientes para que eles adotem as melhores práticas. Mas, antes de orientar, é importante que a empresa contábil também tenha suas próprias regras internas.
“Primeiro temos que arrumar a casa, para não sermos envolvidos em falhas no processo”, aconselha o contador e controller em bancos nacionais e internacionais, Marcos Assi. “Depois que estruturar as próprias regras, poderá oferecer esse serviço a clientes e obter informações precisas para exercer o seu trabalho”, diz.
Para ele, transparência, responsabilidade e ética se tornaram valores fundamentais, que contribuem para o retorno dos investimentos. “Os escritórios devem avaliar o risco do cliente e de sua atividade para decidir se vale a pena prestar serviços para aquela empresa”, aconselha.
Especialistas avaliam que, além de conhecer e estar em conformidade com as leis e normas que regem a atividade contábil, ter um controle interno eficiente é fundamental para a gestão empresarial, a sustentabilidade do negócio e a mitigação de riscos.
Para contribuir com o controle interno das empresas contábeis, o Sescon-SP oferece o Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC) e o Certificado de Segurança da Informação (CSI). Ambos dão suporte às empresas contábeis na gestão e capacitação profissional e na segurança da informação, importantes aliados nos controles internos.
Assi lembra que as empresas contábeis devem ficar atentas e monitorar o comportamento dos clientes. E lembra que os pilares do compliance são: prevenção, detecção e resposta. “Para cobrar dos clientes mudanças de cultura e de ética, é preciso mudar esses conceitos em sua empresa contábil”, destaca o especialista.
Fonte: http://www.dci.com.br/especial/empresarios-devem-focar-controles-internos-id570595.html