Notícias

J.P.Morgan afasta executivos por suspeita de corrupção em contratações

Conforme publicação no jornal Valor Economico de hoje e  parceria da Dow Jones Newswires, onde relata em sua matéria que no exterior realmente fazem o programa de compliance funcionar, pois afastaram dois executivos do J.P. Morgan por suspeitas de corrupção, a moda deveria pegar por aqui também, segue a matéria para apreciação:

O J.P. Morgan Chase & Co. afastou dois executivos de alto escalão ligados a uma investigação sobre suas contratações na Ásia. Procuradores e reguladores americanos investigam as práticas de contratação do J.P. Morgan no continente e de diversos outros bancos, de acordo com fontes.

 investigação do Morgan envolve especificamente se o banco deu emprego para filhos de autoridades do governo chinês em troca de acordos lucrativos na área de banco de investimento. O J.P. Morgan não foi acusado de conduta indevida na investigação, que se baseia em uma lei sobre práticas de corrupção internacional.

Todd Marin, vice-presidente do conselho do banco investimento na região Ásia Pacífico, e Catherine Leung, que ocupava posto equivalente na Ásia, deixarão a instituição nas próximas semanas. Os executivos não foram acusados de conduta indevida, mas o banco quis ser cauteloso e congelar o exercício de opções de ações de ambos até que a investigação seja concluída, de acordo com uma das fontes. É comum nesse tipo de processo congelar parte do pacote de remuneração mas manter os funcionários empregados. No caso do J.P. Morgan, o banco entrou em acordo com os executivos para que deixassem os cargos.

Marin, que está há quase 27 anos no banco, era chefe de uma figura central na investigação, Fang Fang, que se demitiu em março de 2014. Catherine Leung trabalhava próxima de Fang e Marin, ainda de acordo com as fontes. Marin e Leung não responderam os pedidos de comentários.

O Departamento de Justiça e a Securities and Exchange Commission (SEC) esperam chegar a um acordo com o J.P. Morgan, provavelmente envolvendo uma multa e a mudança nas práticas de contratação, segundo as fontes.

Leia mais em: http://www.valor.com.br/financas/3911176/jpmorgan-afasta-executivos-por-suspeita-de-corrupcao-em-contratacoes

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.