Notícias

Indonésia: terremoto deixa 2 mortos e mais de 10 desaparecidos

TsunamiDuas pessoas morreram e mais de 10 são consideradas desaparecidas, incluindo nove australianos, depois das grandes ondas geradas por um terremoto na costa oeste da Indonésia. O tremor de 7,7 graus de magnitude afetou a região das ilhas Mentawai, ao oeste de Sumatra, na segunda-feira à noite.

“Encontramos dois corpos na ilha Sipora. Várias pessoas ainda estão desparecidas na localidade de Bosua e estamos procurando”, disse o coordenador do centro de crises do ministério da Saúde, Mudjiharto. De acordo com o coordenador, ondas de até 3 m foram registradas na ilha de Pagai Sul.

O epicentro do tremor, que destruiu mais de 150 casas, se localizou 149 km ao sul de Padang, em Sumatra, e 634 km ao sudoeste de Cingapura. O Centro de Tsunamis do Pacífico emitiu um alerta de tsunami, mas o retirou cerca de duas horas depois.

Várias réplicas de magnitude de até 6,1 e 6,2 foram registradas durante a madrugada, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica no mundo todo.

Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 atingiu a ilha de Sumatra, provocando o devastador tsunami e levando à destruição de localidades em vários países banhados pelo Oceano Índico, com um resultado de mais de 226 mil mortos.

Há um ano, a cidade de Padang sofreu um terremoto de magnitude 7,6, que matou pelo menos 700 pessoas e danificou 180 mil casas.

A Indonésia fica no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7 mil tremores por ano. A maioria deles tem pouca potência e passa despercebida pela população.

Fonte: Portal Terra

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.