Notícias

Inadimplência no cheque especial salta em dezembro

A inadimplência no cheque especial subiu 1,9 ponto percentual em dezembro e alcançou uma taxa de 14%, o maior patamar da série histórica do Banco Central (BC). No acumulado de 2012, o aumento dos calotes nessa modalidade aumentou 2,6  pontos percentuais.

Segundo o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, a alta da inadimplência do cheque especial se deve ao fato de que os consumidores recorrem menos a essa modalidade já que possuem uma renda extra (13º salário) nesta época do ano. Isso faz com que o saldo da modalidade caía e a inadimplência, medida sobre ele, suba. “É um efeito estatístico”, disse.

Maciel acrescentou que o momento mais crítico do aumento da inadimplência em empréstimos bancários a pessoas físicas já ficou para trás.

Para ele, o que mais preocupava era a deterioração da carteira de financiamentos de veículos. A inadimplência nessa modalidade saiu de 2,5% em dezembro de 2010 para um pico de 6,1% em maio de 2012, como reflexo da forte expansão no volume de empréstimos para a compra de carros em 2010, quando as novas concessões chegaram a crescer a uma velocidade de cerca de 50%.

Desde então, disse Maciel, houve um recuo, com a inadimplência fechando 2012 em 5,3% no segmento. “O momento mais crítico foi superado”, afirmou o economista do BC. Ele acrescentou que, daqui em diante, as condições são mais favoráveis, com a queda do juro básico e continuidade da expansão da renda real.

Ainda em relação às operações direcionadas às famílias, a inadimplência do crédito pessoal, cuja participação no crédito a pessoas físicas é grande, subiu 0,1 ponto percentual, em dezembro, fechando o ano passado em 6,4%, o maior patamar desde pelo menos dezembro de 2010. Por outro lado, a inadimplência nas operações de crédito para aquisição de outros bens, que não veículos, caiu 0,7 ponto percentual em dezembro, fechando 2012 em 12%.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/2984122/inadimplencia-no-cheque-especial-salta-em-dezembro#ixzz2J0LdBvOP

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.