Gestão de Riscos e Controles Internos
Gestão de Riscos e Controles Internos são parte integrante do gerenciamento corporativos e asseguram os processos definidos pela alta administração. A estrutura do gerenciamento de riscos corporativos necessita abranger o controle interno, originando, dessa forma, uma ferramenta de gestão mais eficaz e eficiente.
Vale ressaltar que conhecer seus procedimentos internos, seus clientes, seus fornecedores e por que não, os colaboradores é mais que uma obrigação, é uma questão de necessidade e segurança organizacional.
Como a gestão de riscos e de controles internos fazem parte de nosso dia-a-dia corporativo e são atualmente de suma importância nas melhores praticas de governança corporativa e para captação e manutenção de clientes, controle financeiro, contábil, tributário, de ativos e derivativos, de tecnologia da informação, continuidade, segurança e compliance, entre outros.
Na realidade, tudo isso abrange os controles do patrimônio da empresa, área cujas atividades proporcionam a manutenção do emprego dos colaboradores assim como das metas dos acionistas da empresa, que esperam retorno dos investimentos.
A gestão de riscos e o controle interno necessitam de revisões periódicas, pois falhas humanas, de sistemas, negligências operacionais, erros e fraudes podem acontecer a qualquer momento, mas uma boa gestão de riscos e controles pode minimizar as perdas. Assumindo-se que a gestão de risco e o controle interno sejam aceitos como base comum para o entendimento, seus conceitos e termos deveriam de alguma forma ser incorporados aos currículos universitários.
Por Marcos Assi
