Notícias

Gerente manda e-mail a cliente, e CVM suspende abertura de capital

Insider tradingE-mails enviado por dois gerentes de agência do Banco do Brasil, um de São Paulo e outro do Rio, levaram a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) a suspender por até 30 dias a abertura de capital da BB Seguridade, braço de seguros do banco.

Na mensagem, os gerentes avisavam a 66 clientes –50 no Rio e 11 em São Paulo– sobre a oportunidade de comprar as ações, que seriam lançadas no dia 26 deste mês.

A CVM os considerou divulgação irregular, sem “aprovação prévia” da autarquia, e mandou parar o que seria a maior abertura de capital do país desde 2009.

Em 2009, uma confusão semelhante levou ao descredenciamento de 23 corretoras que intermediavam a abertura de capital da então Visanet, hoje Cielo. As corretoras divulgaram publicidade por e-mail, considerada inapropriada por, supostamente, estimular a adesão.

Pelo caminho, ficaram sem as ações os clientes que não tiveram tempo de fazer a reserva em outra corretora.

Logo depois, a CVM decidiu padronizar e aprovar previamente o material de divulgação dessas operações.

Diante do fato, o BB corre contra o tempo para reverter a situação até amanhã.

Se a operação for adiada para maio, os coordenadores terão que começar quase do zero, porque o prospecto (principal documento da abertura do capital) terá de incluir o balanço do primeiro trimestre de 2013. Até abril, só precisa do de 2012.

Ontem, o BB contatou os clientes que receberam o e-mail, permitindo que eles cancelassem a reserva de ações. O BB pediu que a CVM reconsidere a decisão.

Procurados, a CVM e o BB não quiseram comentar.

Leia mais em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/04/1263241-gerente-manda-e-mail-a-cliente-e-cvm-suspende-abertura-de-capital.shtml

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.