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FGC diz que terceirização não causou problemas do Cruzeiro do Sul

As dificuldades encontradas durante a liquidação do banco Cruzeiro do Sul “não guardam qualquer relação com a terceirização dos serviços”, afirmou o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) em comunicado publicado em seu site.

A resposta foi motivada por reportagem da revista “Época” desta semana, segundo a qual o FGC terceirizou serviços do banco Cruzeiro do Sul para a IMS Tech. Celso Antunes, diretor do FGC, foi sócio de um dos atuais acionistas da IMS Tech em uma outra empresa, a Interbank.

No comunicado, o FGC diz que “contratou empresas de reconhecida capacitação técnica, aptas a realizar os trabalhos no curto prazo de que dispunha na ocasião”.

“Frise-se que o FGC é uma entidade privada e a contratação de serviços é feita exclusivamente por decisão dos seus órgãos diretivos, assim como o Banco Cruzeiro do Sul, mesmo no RAET, continuava funcionando normalmente e submetido às regras do direito privado”, afirma o FGC.

O fundo afirma que Antunes deixou a Interbank em dezembro de 2011, assumindo um cargo de direção no FGC em janeiro do ano seguinte.

De acordo com o FGC, as dificuldades no atendimento ao público que o Cruzeiro do Sul enfrentou decorrem do “encerramento das atividades do banco” e da confiabilidade dos sistemas tecnológicos do banco.

Segundo a reportagem da revista, por falhas na cobrança terceirizada, a instituição não registrava a baixa de débitos quitados por clientes e, mesmo com a regularização, enviava os nomes a órgãos de proteção ao crédito. Segundo o comunicado do FGC, alguns órgãos conveniados para as operações de crédito consignado continuaram a descontar as parcelas mensais de seus funcionários — que são os tomadores do crédito — sem repassá-las para o Cruzeiro do Sul. Por esse motivo, o banco encaminhou o nome dos devedores aos serviços de proteção ao crédito.

Segundo a reportagem da revista “Época”, os problemas enfrentados pelo Cruzeiro do Sul levaram o Banco Central a trocar o liquidante. Sérgio Prates foi substituído por Eduardo Felix Bianchini em maio deste ano.

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marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.