Notícias

CVM alerta sobre oferta irregular de investimento coletivo

O “Diário Oficial da União” desta quinta-feira publica alerta da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre oferta irregular feita via internet pela empresa Objetiva Gestão e Vendas Ltda e seu sócio administrador, João Rodrigues Gimenez. Segundo a autarquia, eles “não se encontram habilitados a ofertar publicamente quaisquer títulos ou contratos de investimento coletivo”.

Na página da Objetiva Consórcios, a empresa anuncia que sua meta “é a compra e venda de cotas de consórcio, mesmo em atraso ou canceladas”. Para tanto, oferece contrato de parceria a “cotistas dispostos a compartilhar publicidade e formar o maior estoque de cotas contempladas do país”.

No entendimento da CVM, da forma como vêm sendo ofertados, esses contratos enquadram-se no conceito legal de valor mobiliário e, como tal, dependeriam de sua autorização para serem anunciados. “Títulos ou contratos de investimento coletivo, que gerem direito de participação, de parceria ou de remuneração, inclusive resultante de prestação de serviços, cujos rendimentos advêm do esforço do empreendedor ou de terceiros, somente podem ser ofertados publicamente mediante registro da oferta e do emissor na CVM”,  diz o texto. Entretanto, no caso da Objetiva, não foi feito registro nem da oferta nem da ofertante.

A CVM  determinou à empresa e aos seus sócios e responsáveis que se abstenham de ofertar ao público quaisquer valores mobiliários sem registro, sob pena de tomar multa diária de R$ 5 mil.

(Mônica Izaguirre | Valor)

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/3168384/cvm-alerta-sobre-oferta-irregular-de-cotas-de-consorcio-pela-internet#ixzz2X8oItYzx

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.