Artigos

Cuidado com os falsos consultores de compliance

Tenho vivenciado algumas situações que seriam hilárias se não estivessem ocorrendo com frequência, quando alguns clientes me apresentam serviços prestados por pseudos especialistas em compliance, que acham que implementar um código de conduta, um canal de denúncias  terceirizado e um apresentar um workshop já bastam, cuidado alguém está mentido para você, pois quando falta profundidade na avaliação dos processos, dos controles e dos riscos envolvidos, a vítima pode ser o próprio contratante.

Cheguei a participar de uma licitação em que meus concorrentes enviaram termos de capacitação técnica fraudados, portanto é possível imaginar que em uma concorrência para um treinamento de compliance pode acontecer isso? Pois é aconteceu, e ficou complicado para o cliente que precisava da licitação para contratação.

Como já falamos e ensinamos há muito tempo, um profissional de compliance necessita ser multidisciplinar, para isso podemos citar algumas áreas ou departamentos nas organizações com atividades de suma importância como contabilidade societária e fiscal, financeiro, tesouraria, contas a pagar, cobrança, tecnologia da informação, segurança da informação, relações comerciais com clientes e fornecedores, recursos humanos e até mesmo as atividades de gestores responsáveis pelos negócios, pois devemos evidenciar aqui os últimos escândalos corporativos dos últimos anos, onde muitos dos processos falharam por falta de monitoramento ou de conhecimento do negócio.

Achar que tudo se baseia nas questões de corrupção e lavagem de dinheiro é pensar no compliance com miopia, devemos lembrar que temos várias normas ISO a serem consideradas, temos que conhecer o COSO, COBIT, BPMN, normas de Auditoria, normas contábeis, a receita federal com suas normas tributárias, questões da Anbima, CVM, Bacen, Susep, Previc, Sescoop/OCB, Anatel, Aneel, Anvisa, ANS, entre outras, por isso digo que sozinhos nada podemos fazer, precisamos alinhar conhecimento, pessoas e gestores na busca por uma sinergia de trabalho, pois quem deve estar em compliance é a empresa, e fazer com que seus comandados sigam suas normas e condutas.

Por MSc. Marcos Assi, CRISC, ISFS – Professor e Comendador – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna.

Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Pericia pela FECAP, Certificação Internacional pelo ISACA – CRISC – Certified in Risk and Information Systems Control e Certificação pela Exin – ISFS – Information Security Foundation

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.