Notícias

Crescimento dos pré-pagos deve acontecer em regiões como Norte e Nordeste, onde a população é pouco bancarizada.

O pagamento de compras com cartão de crédito e débito é cada vez maior no Brasil. A estimativa do setor é que o número de pagamentos com o dinheiro de plástico crescerá 16% em 2012 em relação a 2011, atingindo 7,8 bilhões de transações. Esse mercado, porém, ainda está no seu início. “Pelo menos 40% da população brasileira não possui conta em banco e não tem acesso aos cartões”, diz Jonathan Whittle, CEO da Acesso, subsidiária da americana Axeso Payment Solution. “Queremos que pessoas sem acesso aos meios de pagamento passem a utilizar cartões de débito pré-pago”, diz ele.

“Hoje, cerca de 55% dos brasileiros ainda recebem em dinheiro vivo, e eles são os clientes em potencial”, diz Whittle. Esses cartões dispensam seu proprietário de ter conta em banco. Funcionam como qualquer pagamento antecipado. O usuário realiza a carga de um determinado valor e, posteriormente, usa o cartão para pagar suas despesas. Além de ser destinado a quem não conta-corrente, a Acesso quer atender quem já possui um relacionamento bancário. “O cartão pode ser utilizado pelas crianças para pagar o lanche na escola ou para controlar pequenas compras na casa”, diz Whittle.

Para atrair potenciais clientes, as taxas de manutenção e emissão – ainda em estudo – devem ser menores que as dos plásticos convencionais. O cartão, que será lançado no começo de julho, poderá ser carregado em qualquer um do 1,6 milhão de estabelecimentos vinculados à bandeira MasterCard, pela internet ou mesmo por boleto bancário. “Queremos emitir 1 milhão de cartões pré-pagos em três anos.” Para alcançar este volume, a Acesso deve associar o cartão a redes varejistas. O portador poderá sacar dinheiro em caixas automáticos da rede MasterCard. “O Norte e Nordeste do Brasil apresentam menos bancarização”, diz Sérgio Kulikovsky, presidente do conselho da Acesso. “Acredito que nosso produto será muito demandado por lá.”
Fonte: Fernando TEIXEIRA, Istoé

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.