Artigos

Controles Internos e Gestão de Riscos como obter resultados?

A maioria das pessoas me perguntam como implementar controles internos e gestão de riscos, e a resposta é sempre a mesma, entender o negócio, implementar os controles e obviamente já indicando as possibilidades de riscos.

Mas o conhecimento sempre esbarra na falta de conhecimento do negócio por alguns profissionais e da metodologia interna no reconhecimento das possibilidades de controles e nos riscos envolvidos, pois o fluxo da informação é muito importante, além entender onde o negócio esta inserido.

Algumas pessoas dizem que controles internos não são tão importantes, pois acreditam que gestão de riscos é mais importante, mas o que muitos não sabem é que um não vive sem outro, e são dependentes, a importância vai depender do tamanho do negócio e do apetite de risco.

Vale salientar que mesmo quando as regras são determinadas pelos órgãos reguladores, afinal muitos controles são implementados pós legislação, temos inúmeras duvidas na implementação dos controles e dos riscos envolvidos, não é verdade?

Não podemos obter resultados sem nos preocupar com os controles e os riscos envolvidos nas nossas atividades, pois se muitos gestores possuíssem controles internos efetivos e bem monitorados, fraudes tais como a do PanAmericano, UBS, Siemens, entre outras não aconteceriam da forma que foram apresentadas na mídia.

Podemos citar alguns riscos que podem acontecer como de crédito, de mercado, liquidez, legal, de taxas de juros, cambial, de terceirização, país (sito a Grécia), tributário (neste caso somos campeões em tributos), reputação, conformidade, operacional, entre outros que podem surgir de acordo com a atividade exercida pela empresa.

Controles internos são muito importantes, pois a ausência dos mesmos pode causar danos irreparáveis a qualquer organização ou empresa, e os riscos podem aflorar em seus demonstrativos financeiros e no caixa da empresa.

Falar em eficiência e eficácia é muito legal, dá ibope, mas a busca pelo resultado demanda muito mais que uma boa gestão financeira. Necessitamos entender onde estamos, como chegamos e aonde podemos chegar, mapear processo, implementar controles e depois reavaliar os riscos, em muito momentos implementamos controles por existirem melhores práticas e depois avaliamos a necessidade.

*Marcos Assi é professor e coordenador do MBA Gestão de Riscos e Compliance da Trevisan Escola de Negócios, e autor do livro “Controles Internos e Cultura Organizacional – como consolidar a confiança na gestão dos negócios” (Saint Paul Editora). Consultor de Riscos Financeiros e Compliance da Daryus Consultoria.

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.