Compliance como implementar. Afinal, o que faz um gestor de compliance?
O propósito do livro é contribuir para a busca de uma nova mentalidade na gestão de compliance, controles internos e riscos ou nos programas de integridade, com o objetivo de orientar o leitor no entendimento e nas aplicabilidades desse assunto, que, diante dos recentes escândalos corporativos, deixam todos cada dia mais descrentes nos políticos e em alguns empresários e em suas empresas.
Dia 07/08/2018 as 19h00 na Arena Trevisan
Como complemento, a obra apresenta metodologias de gestão de riscos, de compliance e de controles internos para que se possa ter uma conduta corporativa com base na honestidade, na ética e no caráter. Traz as experiências do autor e de sua convidada Roberta Volpato em empresas de capital aberto, empresas de médio e pequeno porte, cooperativas de crédito e médicas, com referências de metodologias de melhores práticas neste segmento. Sua leitura torna evidente que a gestão de compliance e de controles internos deveria fazer parte do dia a dia corporativo de todas as empresas.
Compliance: como implementar faz parte de muitos anos de experiência na implementação de programas de compliance em empresas. Eles deveriam ser parte integrante do gerenciamento corporativo e poderiam assegurar que todos os processos definidos pela alta administração, pelos conselhos e pelos investidores fossem devidamente seguidos. A estrutura do programa de integridade sofre ingerências, intervenções e negligências por parte de muitas pessoas que ainda não entenderam que estamos em um caminho sem volta.
Buscou-se, de modo prático e objetivo, facilitar ao leitor o entendimento das dificuldades em implementar os conceitos alinhados às técnicas que podem melhorar a cultura de compliance, controles internos e riscos do negócio.
Afinal, o que faz um gestor de compliance? Para que serve o departamento de compliance e controles internos nas organizações? Qual a diferença entre compliance e auditoria? As respostas a essas e outras questões tão atuais, principalmente depois dos escândalos da Lava Jato, são respondidas neste livro de Marcos Assi.
Além de detalhar a importância desta atividade (muitas vezes mal compreendida) e descrever a implementação de um programa de compliance, o autor aborda desde a gestão de terceiros, passando pelo controle interno em empresas familiares e com clientes e fornecedores multinacionais até as leis anticorrupção. Isso sem falar nas dicas e experiências pessoais com os quais brinda o seu leitor. Um livro completo e atual, indispensável a estudantes e profissionais da área comprometidos com a ética e a responsabilidade corporativa.