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Catho Online revê operação e encerra processos judiciais

Sob controle da australiana Seek desde maio de 2012, o site de busca de currículos e vagas Catho Online passou por uma grande reestruturação no último ano. O número de funcionários caiu de 980 para 650, quase toda a diretoria foi trocada, e dois processos judiciais que se arrastavam há anos e nos quais a companhia era acusada de roubo de dados de concorrentes, foram encerrados pelo novo controlador, via acordo.

“Fizemos uma revisão de todos os processos em busca de eficiência e produtividade”, diz Claus Vieira, CEO nomeado pelo novo controlador.

Os dois processos que corriam na Justiça de São Paulo, desde o início dos anos 2000, foram movidos pelas rivais Curriculum e Gelre. As duas acusavam a Catho de acessar ilicitamente suas bases de dados para inflar o próprio banco de currículos. Em outubro de 2012, a nova gestão fez um acordo com a Curriculum e, em janeiro deste ano, com a Gelre – por valores não divulgados -, pondo fim às ações.

Ambas tinham obtido direito a indenizações milionárias em primeira instância entre 2009 e 2011. No caso da Curriculum, de R$ 21,8 milhões, e da Gelre de R$ 13 milhões – somas que seriam acrescidas de correção. “Uma das metas da nova direção e da nova controladora é construir e fortalecer relações positivas com o mercado, o que passava pelo encerramento destes dois processos”, diz Vieira.

O executivo conduziu um trabalho de reposicionamento da marca, que resultou num novo slogan, “a Catho funciona”, e na contratação do ator Reynaldo Gianecchini como garoto-propaganda. A intenção era humanizar a marca e aumentar a credibilidade do serviço, com foco nos resultados obtidos. O anúncio mais recente para TV traz também depoimentos de clientes. Segundo Vieira, a taxa de rejeição à marca caiu de 26% para 16% este ano.

Ainda para reforçar a credibilidade, a Catho iniciou em janeiro uma parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para elaboração de três indicadores mensais do mercado de trabalho: taxa de desemprego, índice de vagas por candidato e índice de salários. O acordo exigiu que a Fipe fizesse uma auditoria no banco de dados da empresa.

Vieira afirma que boa parte da rejeição que ainda permanece – cerca de 10 pontos percentuais dos 16% – refere-se à desaprovação ao modelo adotado: o candidato que busca emprego paga pelo serviço. A assinatura básica que prevê cadastro de currículo no site e acesso às vagas custa R$ 59,90 por mês. As empresas que buscam funcionários não pagam para divulgar suas vagas e, segundo a Catho, há uma equipe que checa a veracidade das informações. Seus principais rivais no país, Vagas.com e InfoJobs, cobram das empresas que anunciam empregos e não dos candidatos.

Mesmo com essa concorrência, no ano fiscal encerrado em junho, a Catho Online contou com 1,1 milhão de novos assinantes. No período foram publicadas 1,7 milhão de vagas de 100 mil empresas gerando, segundo Vieira, 200 mil contratações. A receita da operação foi de R$ 220 milhões, um avanço de 14% sobre o exercício anterior.

Com a reestruturação da gestão e o corte de custos que incluiu a redução de 33% na folha de salários a rentabilidade da empresa subiu de 20% para 40% em maio deste ano, considerando a margem Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização).

Para o ano fiscal iniciado em junho de 2013, a expectativa de Vieira é elevar em 20% a receita e o Ebtida, mesmo com a economia caminhando em ritmo mais lento. “Achávamos que entregaríamos [os resultados] com alguma folga, que conseguiríamos mais do que o planejado. Mas hoje sei que não será fácil, vamos trabalhar duro.”

Uma das estratégias para continuar crescendo será segurar os preços nos 12 meses até junho do ano que vem, independentemente da oscilação da inflação. “Como aumentamos as margens, tenho oxigênio para isso”, afirma o CEO.

A controladora Seek, segundo dados disponíveis mais recentes, teve receita operacional de 442,3 milhões de dólares australianos (US$ 456,4 milhões) no ano fiscal encerrado em junho de 2012 – um avanço de 28,9%. O lucro líquido somou 131,7 milhões de dólares australianos (US$ 135,9 milhões), uma alta de 34,8%.

Além da Catho, a Seek é dona da Manager Online, também uma empresa de recrutamento pela internet, que, segundo Vieira, fatura cerca de R$ 40 milhões. As duas empresas estão reunidas na holding Brasil Online, na qual a Seek entrou em 2008, comprando uma fatia de 30%. Hoje tem 51% e outros 49% pertencem à gestora de “private equity” Tiger Global, que havia adquirido a totalidade da Catho Online em 2006.

A Catho foi fundada pelo americano Thomas Case em 1977 como uma companhia de recolocação profissional. Em 1996 ele lançou o braço de internet, a Catho Online, que é a única empresa com essa marca hoje.

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marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.