Notícias

Cartão pré-pago diminui o uso do cartão de crédito no exterior, diz Abecs

O uso do cartão pré-pago tem diminuído o uso do cartão de crédito no exterior no primeiro trimestre de 2012, com relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o presidente da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), Cláudio Yamaguti, embora o uso do cartão pré-pago seja mais burocrático, o fato de ter um IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de apenas 0,38%, seis pontos percentuais a menos que o tradicional cartão de crédito internacional, é o que motiva o consumidor a optar por este tipo de cartão.

No primeiro trimestre de 2012, houve um crescimento de 7% nos gastos do brasileiro com cartão de crédito no exterior, o que representa um montante de R$ 5,5 bilhões. No entanto, Yamaguti informou que esse número poderia ser maior, se não tivesse sofrido o impacto dos pré-pagos.

“Nós acreditamos que o cartão de crédito ainda é o meio mais prático de fazer compras no exterior”, afirmou o presidente da Abecs.

Crescimento em 2012
Mesmo com alta expressiva de 23% no faturamento do primeiro trimestre de 2012, a Abecs mantém a expectativa de crescimento de 20% ao ano.

Nos três primeiro meses do ano, o setor faturou R$ 178,5 bilhões, influenciado pela ampliação do consumo no período, sustentado pelo aumento da renda do brasileiro e do emprego formal.

Em 2015, a expectativa de um faturamento de 1,3 trilhão, com a mudança do consumidor migrando do cheque para o cartão, e a mudança de base de algumas classes que ainda não têm cartão e passarão a ter.

Fonte: Welington Vital de Oliveira, InfoMoney

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.