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Calote recorde expõe ‘bolha’ em veículos

Na escalada do calote no crédito de veículos, a culpa sobra até para a avó. A doença da matriarca da família – e o gasto salgado com o remédio – foi a justificativa para um cliente da concessionária Amazon, em São Paulo, deixar de pagar a prestação do carro. A dívida era distribuída no folgado prazo de sessenta meses.

O caso da avó doente está longe de ser a exceção no financiamento de veículos. São histórias como essa que sustentam o patamar histórico em que se encontra a inadimplência do financiamento para veículos da pessoa física. A taxa chegou a 5,5% em fevereiro (último dado divulgado), maior percentual registrado desde que o Banco Central começou a medir o dado, em 2000.

A inadimplência em alta, que desde janeiro de 2011 ganhou cerca de três pontos percentuais, serviu de partida para mudar a forma como é concedido financiamento para carros e motos pelos bancos de varejo. Entre as mudanças, prazos diminuíram, valor da entrada subiu e instituições ficaram mais seletivas – com os maiores participantes do segmento, Itaú e BV Financeira, reduzindo significativamente o ritmo de atividade.

A alta do calote expôs problemas na qualidade dos empréstimos, levando analistas de crédito ouvidos pelo Valor a questionar se a subida da inadimplência não é produto de uma bolha de crédito que se formou no mercado, com a explosão dos empréstimos entre 2008 e 2010.

Altamente dependente do mercado interno, a indústria automobilística já sentiu a queda de 10,9% nos volumes de produção no primeiro trimestre. O quadro começa a levar executivos do setor a reavaliar as projeções que inicialmente indicavam expansão de 4% a 5% nas vendas domésticas em 2012. “O mercado continuou ruim em abril e deve seguir assim no semestre, o que indica que não teremos crescimento este ano”, diz o presidente da JAC Motors, Sérgio Habib.

No novo cenário, os bancos estão cada vez mais seletivos. A dificuldade na obtenção de crédito fez a venda a prazo cair de 85% do total no final de 2011 para 78%, no primeiro trimestre deste ano, segundo a Federação Nacional de Veículos Automotores (Fenabrave). “Em 2010, de cada dez fichas com pedidos de financiamento, os bancos aprovavam sete. Hoje a média não passa de quatro ou cinco”, diz o novo presidente da entidade, Flávio Meneghetti. Para ele, o nível de inadimplência só deverá diminuir a partir do segundo semestre, “quando o orçamento das família endividadas deverá começar a recuperar o fôlego”.

No maior participante da modalidade, o Itaú, o crédito para veículos estancou, fechando 2011 com R$ 60,1 bilhões de saldo, mesmo valor registrado um ano antes. Já a BV Financeira, que passa por reformulação nas mãos do Banco do Brasil, praticamente abandonou o mercado, elevando as taxas para novos empréstimos.

“Os bancos, em especial o Itaú, não estão aprovando mais crédito para profissionais liberais, a não ser em caso de possuírem histórico muito positivo com a instituição”, diz Marcelo Jallas, da concessionária Amazon, grupo com lojas das marcas Fiat e Volkswagen, em São Paulo. “Por outro lado, dependendo da ficha do cliente, o crédito sai em um minuto”, completa Marcos Leite, gerente da loja Volks.

A seletividade também aparece na mudança dos prazos e tamanho da entrada. Na tentativa de aquecer as vendas na faixa de clientes que conseguem aprovação de crédito rapidamente, os bancos de montadoras começaram a oferecer planos com taxas mais baixas. A estratégia se concentra nos veículos mais afetados por lançamentos de marcas concorrentes. Há poucos dias, o Banco Volkswagen lançou o financiamento do Crossfox em 18 meses, com 60% de entrada e sem taxa de juros.

Na concessionária da Volkswagen Germânica, em Campinas, Evandro Garms conta que os financiamentos de 60 meses sem entrada, que correspondiam a 40% do total feito pela casa há cerca de um ano e meio, hoje ficam entre 5% e 10%.

“O crédito para veículos estava provavelmente caminhando para uma bolha”, diz o economista Wermeson França, da LCA Consultores. Ele cita incentivos para aquisição de veículos, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 2008, que levaram à ampliação dos prazos de financiamento.

Mas o cenário do crédito mudou quando, em dezembro de 2010, o Banco Central anunciou as chamadas medidas macroprudenciais, que aumentaram a exigência de capital dos bancos para financiamentos de longo prazo. A economista Mariana Oliveira, da Tendências Consultoria, diz que, enquanto a justificativa oficial do BC era esfriar a demanda e controlar a inflação, em sua opinião houve uma tentativa de encurtar os prazos das operações de crédito “que cresciam em ritmo rápido”.

Para ela, as medidas também criaram empréstimos de menor prazo e com juros maiores, que contribuíram para o avanço da inadimplência. Mesmo porque as medidas do BC coincidiram com aumento na competição no mercado de automóveis, com a chegada de modelos chineses.

A suspensão parcial das medidas do BC, em dezembro de 2011, o aumento do salário mínimo e o mercado de trabalho aquecido devem contribuir para a redução gradual da inadimplência ao longo de 2012. Porém, Oliveira acredita que a taxa pode encerrar o ano acima da média histórica.

“Acreditamos que a taxa vai se estabilizar e depois cair. A dificuldade é dizer quando, já que 2011 foi um ano atípico, o que nos deixou sem base histórica para a previsão”, diz Décio Carbonari, presidente da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef).

Apesar da revisão das medidas macroprudenciais, as regras de Basileia 3, que exigirão mais capital dos bancos, podem manter os grandes bancos de varejo longe dos financiamentos de veículos. É o que acredita Celso Grisi, professor da Faculdade de Economia e Administração da USP. “Os bancos de montadoras terão que suportar esse mercado”, diz. Para ele, o segmento viveu, sim, uma bolha antes de 2011.

Mas alguns bancos de varejo também começam a ensaiar papel mais ativo no segmento, caso do Santander e do PanAmericano. Mesmo assim, o Santander escreveu em seu relatório anual que fez “correções de rota” no crédito de veículos com “políticas mais conservadoras e medidas de segurança na gestão de crédito”. Procurados, Itaú, Banco do Brasil, Banco Votorantim, Bradesco, Santander e PanAmericano não comentaram a política de crédito para veículos. (Colaborou Marli Olmos)

Fonte: Felipe Marques, Valor Economico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.

2 thoughts on “Calote recorde expõe ‘bolha’ em veículos

  • Alexandre Moura

    Fui Gerente Operacional do Banco BGN nas áreas de Crédito e Formalização.
    Tinhamos uma carteira com risco de inadimplência com índices elevadissímos, foi quando adotamos um novo procedimento para a análise de regra de orçamento dos clientes.
    Notamos que além das informações cadastrais inconsistentes, os respectivos apresentam outras modalidades de financiamentos, as quais comprometiam entre 50% a 70% de suas rendas reais.
    Diante do exposto, passamos a conceder crédito para clientes que apresentassem comprometimento global de renda até 40% da renda já considerando a nova parcela do veículo a ser financiado.
    Notamos que a taxa de inadimplência vista após 90 dias reduziu drasticamente e para algumas safras o indíce chegou a 0%, porém em contrapartida reduziu muito o percentual de aprovação (20%), fato que nos tornou menos competitivo neste mercado prostituído e acabamos saindo deste segmento.

  • Alexandre,

    Obrigado pelo seu depoimento, este tipo de informação é de suma importância, pois noticias são noticias e experiencias profissionais, sempre agregam informação e conhecimento.

    Valeu,

    Marcos Assi

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