Notícias

BC define novos limites para atuação de empresas de consórcio

ConsorcioAssim como os bancos, os consórcios também passam a ter limite de imobilização, de forma a garantir liquidez nas contemplações dos consorciados.

O Banco Central (BC) divulgou hoje a circular 3.524, determinando que o ativo permanente não pode ultrapassar valor do patrimônio líquido das empresas de consórcio, fixando uma tabela de ajuste até 2015.

Outra regra da circular é sobre a capacidade de formação de novos grupos pelos consórcios. O chamado limite de alavancagem não muda. A empresa não pode administrar recursos de consorciados em montante superior a seis vezes o seu patrimônio líquido.

A alteração é sobre a aplicação dos recursos de consorciados contemplados, que o BC dá uma nova alternativa, em conformidade com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Se aplicados em títulos públicos federais, os recursos de consorciados contemplados podem ser deduzidos do limite de alavancagem, abrindo espaço para o ingresso de novos consorciados.

Agora, a circular diz que esses recursos também podem ser aplicados em fundos de investimento financeiro (FIF) conservador, ou seja, cuja carteira tenha a maior parcela em título público. O valor aplicado também ganha dedução do limite de alavancagem.

O BC determinou que as empresas de consórcio devem reduzir o imobilizado, de forma a não ultrapassar 100% do patrimônio liquido ajustado. Foi fixada uma tabela de ajuste, entre janeiro de 2012 e janeiro de 2015.

De acordo com a área técnica do BC, a medida alcança menos de 10% dos consórcios, porque cerca de 90% estão enquadrados no nível de imobilização exigido. A preocupação é com as grandes empresas, que mantém muitos imóveis, correndo o risco de não ter liquidez imediata para bancar a contemplação dos consorciados.

Fonte: Azelma Rodrigues, Valor Economico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.